Uma meritória ilusão
Quando um escritor escreve um livro ele tem a doce ilusão de publicá-lo, para ver seu trabalho permear nas mãos dos seus leitores, do contrário, apenas ele seria seu próprio leitor.
Mas ele ainda não é escritor famoso e não tem seu nome na mídia, será que alguma Editora arriscaria publicar o seu trabalho?
Pois bem, depois de passar horas, dias, longos meses e até anos queimando as pestanas madrugadas afora construindo, corrigindo, desmanchando, lendo seus textos dezenas de vezes e refazendo-os, para levar ao leitor um trabalho sério, termina de escrever seu livro.
Via de regra é aí que começa o verdadeiro inferno do escritor. Ele submete os originais do seu trabalho a dezenas de Editoras e espera dias, meses e anos pela resposta afirmativa, mas a resposta é sempre um sonoro não! Sem ter outra alternativa, o escritor acaba publicando seu trabalho através do sistema independente. Paga caro! Mas não há outra solução para ver o seu trabalho publicado.
Também não termina por aí. Como divulgar seu trabalho para ter boa comercialização, sabendo-se que na falta de divulgação e distribuição, ninguém consegue vender seus livros? Mas, divulgar um trabalho não é fácil e custa caro, muito caro. Aliado a tudo isso, há outro problema: como fazer a distribuição nas Livrarias, se elas são milhares espalhadas por este Brasil afora? Pode-se dizer que é quase impossível e além de tudo, as Livrarias só aceitam colocar seus livros nas prateleiras sob a condição de “venda em consignação” e, algumas chegam a cobrar até 50% do valor de capa do livro. O fato real é que o escritor dificilmente recupera seu investimento na publicação dos seus trabalhos.
Diante de tais dificuldades, ele coloca os livros debaixo do braço e sai por ai tentando vender aos amigos, aqui e ali. Assim, de escritor ele passa a ser vendedor; mas, é a única forma de vender seus livros.
É uma meritória ilusão, mas será que vale a pena?