A gente aprende...

A gente aprende...ao longo dos anos a gente acaba aprendendo que a vida é cheia de contradições... Não tanto as sociais ou econômicas, mas falo das contradições da alma. Aquelas que se subjetivam sob a pele, mas que se expressam no jeito de olhar...

Tenho visto crianças que deveriam nascer, mas que nunca existiram; outras que existiram,sim, mas acabaram matando coisas que nasceram; alguns tão jovens com os quais, certamente, envelheceríamos juntos, mas precoce de despediram; outros, para os quais ninguém dava nada, mas, a despeito das críticas, se estabeleceram; e ainda aqueles aos quais todas a vozes aclamavam, no entanto, a previsibilidade deu lugar ao desencanto.

Vi também belezas irretocáveis, quando me aproximei, desmancharam-se;

outras eram como que coisas indiferentes, mas quanta riqueza contornada de gente.

Quanta coisa vi e pude aprender...que vaticínios podem ser falíveis; que a lógica das coisas carreia a ilógica das mesmas, e que todas estão em aberto, cheias de possibilidades e sujeitas a variáveis; que as nossas convenções sociais e convicções tidas por verdadeiras desde há muito, quase sempre, desarrumam nossa casa...

Isso me fez aprender a ser mais humano, flexível e generoso com a vida. Pois tudo isso eu vi...