MIGALHAS DE ANTÔNIO, TONHO OU TOINHO.

Para eles, a terça-feira é diferente, (Perdoi-me, para elas também). Bem o dia amanheçe, lá estão todos. Espremendo-se, cotovelando-se, empurrando-se, mal dizendo-se. As terças-feiras, são diferentes. Enquanto naquele horário, muitos ainda dormem, vigiam, medicam, prendem, soltam, velão, para eles e elas, as terças-feiras são diferentes. Se fizer sol, lá estão eles. Se chover, lá estão eles. Se fizer friu, eles lá estarão. Se fizer calor, lá eles estarão. Para eles o mais importante é está lá.

Uns estão só. Outros bem ou mal acompanhados, mais estão. Parecem todos saidos do mesmo lugar. Oriundo do mesmo nascimento. Filhos da mesma p..., irmãos em cristo ou não. Parentesco? só pela necessidade de sobrevivência. Amigos da mesma agonia.

As terças-feiras, são diferentes. Eu paço logo cêdo indo para o centro, em frente a igreja de santo antônio. Eles surgem de todas as direções. Os religiosos os agurdam pacientes, só exigem que façam uma fila indiana, para facilitar os trabalhos. Eles obedecem como cordeiros, (Também puderas, quem não obedecer, fica fora da fila, e na altura do campeonato, ficar fora da fila, nem pensar. Aproximam-se e estendem a mão. Recebem a esmola, como se recebecem uma ostia consagrada. Sorriem como crianças que acabam de receber presente ou doce. Para muitos alí, aquilo será a única refeição do dia.

As terças-feiras são assim. O melhor dia da semana. Um dia que para muitos não deveria acabar tão cêdo. Prolongar-se-ia até o fim do dia, com o por do sol, quando uma outra caridade surgirá ao cair da noite.

O exercito de infelizes, recolhe-se, agurdam agora a chegada de uma nova terça-feira.