A Espanha tinha o direito de repatriar aqueles brasileiros que desembarcaram no aeroporto de Barajas, em Madrid, na semana passada? Como tudo na vida, depende como você analise a situação. Tudo é relativo, e qualquer fato tem pelo menos dois pontos de vista.
Já comentei isso várias vezes, não somente nos meus textos, como também em conversas de boteco. Os governos (não somente o atual), sempre utilizaram uma imagem deturpada de nosso povo: meio indígena, meio negra, meio cafuza, um pouco européia, às vezes um tanto gabiruesca. Como se fosse esse nosso verdadeiro jeito de ser. Um povo para quem o carnaval é eterno, o sorriso é sempre aberto mesmo quando nos pisam os calos, uma população que não reclama em público, somente em privado. Um povo que aceita qualquer desculpa se um corrupto chorar um pouco na frente das camêras e dizer que é pobre, mas é honesto ....até que provem o contrário!!!
Quando o príncipe Charles visitou o Brasil, levaram-no rapidinho até uma escola de samba, no caso a Beija Flor, e fizeram-no dançar com a Pinah, uma negra exuberante e sem cabelos. Ele tentou dar alguns passos, porém nada parecido com samba. Com tanta coisa para mostrar ao príncipe........!!!!!
Sting, o famoso vocalista do grupo de rock The Police, juntou-se a um índio amazônico para mostrar ao mundo o quanto ele se preocupava com a Amazonia e a nação indígena. O cacique deu um nó no inglês e ficou com parte do dinheiro que seria para melhorar a vida dos que vivem nas matas. O Sting pagou o maior mico.... para o cacique!!!! Ou seja, pagou dobrado....hehehehe.
Nosso cinema então preferiria nem comentar. As únicas imagens que atravessam o mundo (salvo raras exceções) e inundam as telas estrangeiros são: crimes, pobreza, sexo, tráfico de drogas, carnaval (de novo) e bundas....muitas bundas. Nosso cinema mostra tudo isso, e também que o que mais abunda no Brasil, são as nádegas voluptuosas das mulheres nas praias e bailes funks....... tudo culpa de nossos cineastas intelectualóides, sempre com aquela idéia de que há beleza na pobreza, na miséria. A frase: "Pobre gosta de luxo, quem gosta de miséria é intelectual" denota bem essa forma deturpada de mostrar o que somos através das películas cinematográficas.
Exemplos desse tipo temos aos milhares. Todo estrangeiro que vem ao Brasil, e ainda por cima famoso, é levado a conhecer nosso lado mais primitivo, selvagem, como se nós dançássemos o dia inteiro e o carnaval fosse nossa missão primordial, nosso ganha-pão, nossa liturgia. Certa ocasião uma colombiana me perguntou se era verdade que o povo brasileiro fazia sexo em qualquer lugar, a qualquer hora, sem nehum tipo de pudor???!!! Nossos night-clubs são os mais famosos no mundo, quando se compara a quantidade de beldades pagas a preço de banana. Um amigo francês disse-me um dia:
" Miguel, o Brasil é um país tão singular, que até as prostitutas chegam ao orgasmo!!!!" Óbvio que ele não foi tão polido assim......
Estrangeiros já têm um roteiro básico quando aqui estão: churrascaria com muita caipirinha, boate e jogo de futebol. Uma vez mais, mostramos somente nosso lado mais primitivo: uma gula insaciável, tanto nos campos gastronômicos, sexual e esportivo. Tudo exagerado, como crianças sem limites.
Quantos desses gringos foram levados a conhecer nossos museus, nossos institutos de pesquisas avançados, nossa arquitetura barroca, as minas de Carajás ou a Vale do Rio Doce?? Quanto de excelência costumamos mostrar a eles?
Tá vendo como fica díficil alguém conhecer nosso real potencial, nossa verdadeira cultura? Nunca soubemos fazer nosso marketing para o resto do mundo. A Austrália decidiu ser conhecida por todo o planeta e criou o Crocodilo Dundee. Foi uma ação de marketing perfeita e baratíssima!!!!! Nós produzimos "Tropa de Elite", "Macunaíma" !!!! É complicado, né????
Imagine você, que num dado momento, os governos da Bélgica, ou Alemanha, decidissem mostrar ao mundo como são esses paises, e somente filmassem viciados nas ruas, prostituição, corrupção desenfreada, violência, sexo. Já sei.....você se imaginou no Rio de Janeiro nos dias atuais!!!!
Agora você entende porque os espanhóis estão sendo duros com alguns brasileiros??? Nossa imagem lá fora é cada vez pior: a de traficantes, prostitutas e golpistas. De pessoas que somente se divertem, sem muita responsbilidade. Dias antes do caso dos brasileiros, prenderam um espanhol (que coincidência!!!) dentro de um avião, acompanhando três mulheres que estavam indo para a Espanha trabalhar como prostitutas. Ao invés de fazer tudo isso na surdina, a polícia fêz um tremendo pampeiro, com direito a reportagem no Jornal Nacional. No mesmo dia isso foi divulgado nas TV's espanholas!!!! Tremenda bola fora.
Os maiores culpados dessa imagem externa, somos nós mesmos. Somos um povo infantil em tudo. Queremos fazer graça o tempo todo para os outros. Adoramos fazer os outros rirem. Qualquer crítica, seja ela construtiva ou não, nos ofende....somos muito sensíveis quando levamos uma bronca. Somos facilmente manipuláveis como povo, qualquer agrado nos compra e nos compraz. Hipervalorizamos tudo. Tudo no Brasil é " O maior do mundo"...... " "gigante pela própria natureza" , como diz nosso hino. Porém esse mesmo hino diz que estamos " deitados eternamente em berço esplêndido". Quem dorme em berço esplêndido é bebê........
Viu? Somos infantis como nação. Isso não é nenhum demérito, pois todos os povos passaram por isso, porém não aceitar isso é ignorância. Se achar adulto quando não se é, traz muitos problemas. Ouvir, observar os mais velhos, os mais experientes, sempre traz ensinamentos. A grande e única responsabilidade de uma criança é aprender. Portanto cresçamos como povo, para que nos respeitem como tal. Cresçamos, para que um dia nossa imagem seja a de um adulto produtivo, solidário, gentil e virtuoso.
Voltando a pergunta no início: as autoridades espanholas tinham o direito de barrar alguns brasileiros no aeroporto de Madrid? Direito eles tinham. Maltratar e insultar, mesmo que fossem prostitutas, isso jamais. A intransigência, neste caso, prevaleceu e é isso o que mais assusta. A intransigência, talvez seja o maior defeito do ser humano, já que é o oposto do amor e da solidariedade.
Quando será que nascerão as primeiras espinhas, as que denuciam o fim da infância e o início da adolescência constestadora? Não aguento mais a maioria do povo dizer: Gugu, dadá, gugu, dadá.........prefiro os adolescentes sem causa, que crianças mimadas e mal educadas!!!