Você é feliz?

O que faz uma pessoa ser feliz? O que faz um homem ser feliz? É dinheiro no banco? E uma casa na praia? E um carro bonito? Algumas pessoas podem se satisfazer com isso. Podem se considerar felizes, realizadas. Eu não. Eu tenho tudo isso e não sou feliz. Falta-me uma coisa que o dinheiro não pode comprar. Um verdadeiro amor.

Quando falo em amor, não falo no amor carnal, no amor comum, que começa e acaba. Esse amor pode ser comprado, seja por dinheiro, seja por vantagens. Esse amor, que o tempo desgasta, transformando-o em amizade, nunca me faltou. Falo no amor da alma, no amor celestial. No amor em que o sexo, a procriação, são apenas complementos, não um fim. A maioria das pessoas nem sabe que esse amor existe. Infelizmente, eu descobri que existe. Acho que eu sempre procurei esse amor. O pior que também descobri que esse amor, nesta vida, é impossível.

Você pode me perguntar: que amor é esse? Acredito que toda pessoa tem esse amor, guardado sobre sete chaves, trancado no fundo de cada alma. Alguns permitem que esse amor aflore.

Geralmente se passa a vida toda ignorando esse amor. Ele pode aparecer a qualquer momento, quando cruzamos com ela numa rua, num ônibus, numa festa. Pode ocorrer quando vemos uma foto, quando ouvimos uma voz. Esse amor não depende de contato físico, do olho no olho, é espiritual. A alma identifica a alma, o espírito identifica o espírito.

Lembro da lenda mitológica de Eros e Psique e da lenda dos andrógenos. Psique amava sem saber a quem, sem poder ver o ser amado. Os andrógenos, separados, buscam eternamente suas outras metades.

Se você for sensível caro leitor, já deve ter entendido o que eu quero dizer. É esse amor que eu sinto. É esse amor que eu procurava. É esse amor que achei.

Mas, por minha infelicidade, encontrei-o muito longe de mim. Distancias intransponíveis nos separam. Distâncias sociais, distâncias financeiras, distâncias territoriais. Distancias maiores das que eu possa transpor. Imagino como seria se ela fosse uma pessoa comum, quem sabe, minha vizinha, freqüentasse a mesma academia. Como seria bom poder conviver com ela, vê-la passar por mim, ver seu sorriso, sentir seu perfume. Com certeza lutaria por ela, lutaria com todas as forças do meu ser para conquistá-la. Tenho certeza absoluta que a faria feliz. Daria a ela tudo o que sei que ela necessita.

Mas, saber que esse amor existe, saber que posso olhá-la em fotos, ouvir sua voz gravada, saber de sua vida por jornais, é melhor do que nunca ter sabido da existência dela.

O que me conforta, é que um dia, com certeza, nós, almas andrógenas, seremos unidos novamente pela benevolência de Zeus e que eu, qual Eros, encontrarei de novo com minha Psiquê.