Crônica do Poveb

Poveb – Poesia, Você Está na Barra

As andanças pelas ruas do Rio. Os saraus em muitas esquinas. A emoção nos muitos encontros com os poetas. A aflição em chegar ao microfone. Que falar sem o uso dele é pra quem pode. Sempre em diversos pontos, em diversas zonas, em diferentes locais do nosso Rio querido.

E por que não na Barra? Por ela ser mais bonita? Bonito é o lugar de que você gosta. Por ela ser apenas aflita ou mais do que comercial? Ou só artificial? Como se a poesia tivesse lugar pra nascer. Ou só fosse acontecer em condições ideais. Nada tão irreal.

Foi assim que surgiu o Poveb. Pra mostrar que a poesia não é prerrogativa de esquinas, de bares, de lugares. Porque ela nasce do sentimento. E ele é cria do momento. Que acontece onde menos se espera. Seja na aridez do deserto ou na plena paquera. Da lua ou da monja, ou da esponja que usamos pra limpar o talher.

Poesia é mulher. Ou o varão que vier, delicado ou machão, mas com toda a impressão de que vai conquistar todo o ar que respira ou que o sonho inspirar. Poesia é o chão que está na Zona Norte. E que, mesmo sem sorte, pinta na Zona Oeste. Já que na Zona Sul sempre teve mais gente.

Poesia é gente, que chora e sorri; faz a pedra sorrir ou o graveto chorar. Poderá conversar com o cavalo ou o cão. É a transformação do que não se inventou. Poesia é o amor, é a raiva e a calma. Poesia acalma a tristeza e a alegria. Poesia, um dia ainda vamos fazer.

Rio, 25/10/2007

Poveb é o nome de um movimento cultural, onde prepondera a poesia, que o autor coordena na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ