O HOMEM

O HOMEM

O homem com o passar do tempo e pelas suas ações deletérias tornou-se um ser indomável. Age mais pelo instinto em detrimento da razão. Os seres humanos procedendo dessa maneira estão sujeitos a ações perniciosas, entre elas: a violência, o crime organizado, o tráfico de drogas, a sexualidade condenável e a corrupção. Sendo o produto do meio usa o ego, o superego e o id causando reflexos negativos no meio que ele mesmo construiu. Pelos ensinos bíblicos a primeira ação do homem foi à desobediência, seguida da tentação, da inveja e depois do crime. Irmão mata irmão, mas não é punido. Recebe de presente, o salvo-conduto do deus Jeová. Esse salvo-conduto persiste até os dias atuais. As penas são brandas, e no frigir dos ovos a punição inexiste. Vemos com certa apreensão, a atuação da mídia na inserção de fatos delituosos que impregnam a mente dos menos avisados e de um percentual da população. Os programas policiais televisivos apresentados em horários inconvenientes, os telejornais recheados de violência geram polêmicas. Existe uma inversão de valores nas programações televisivas, visto que os programas educativos são exibidos cedo demais ou no alvorecer da madrugada. Precisamos mudar esse écran e tornar os meios de comunicação mais educativos e menos perniciosos. Os programas de sexo explícitos ou eróticos, não fogem a regra, são repassados com a maior naturalidade. Deveriam ser de uso exclusivo dos canais fechados.

A programação pode ser sinonímia de cópia de cópia, muitas vezes caducas e inoperantes. Isentos de cultura e bons ensinamentos para jovens e crianças e adultos os programas infantis não fogem a regra. O Brasil tornou-se o número 1 em importação de programas violentos e em divulgação de baixarias. Os programas de entretenimento não estão isentos. Essas avaliações podem ser classificadas como projetos do homem em detrimento do homem. A política metamorfoseou-se numa fogueira que não queima ninguém. Os homens e as mulheres transformaram-se em produtos comerciais. O sexo masculino para executar trabalhos forçados e a mulher para o trabalho da prostituição (o comércio do próprio corpo). O livre-arbítrio, a inteligência e o instinto animal são incontroláveis. O bem se volta para o mal, à inteligência é usufruto para abocanhar riquezas ilicitamente e o instinto como azimute magnético do crime, do seqüestro e as mortes violentas. Somos a favor da educação do homem pelo homem. Sem essa intervenção feérica o ser humano jamais sairá da condição de ser indomável. O perdão, o amor, a fraternidade e a caridade são produtos raros. Estamos inseridos num mundo de provas e expiações a cata do mundo de regeneração, mas a mente suja do homem impede a iniciação dessa regeneração. Amar sempre, matar nunca! A sociologia, a psicologia, a filosofia, a psiquiatria e mesmo a neurologia deveriam ocupar um espaço maior na convivência humana, pois o estresse, a fome, a miséria, o desemprego são raízes venenosas causadoras de distúrbios mentais e psicossomáticos.

Os hospitais psiquiátricos estão superlotados, as cadeias, os presídios, e os homens vivem sobressaltados, atrás das grades protetoras em suas residências. Essa parafernália faz parte do teatro de operações onde o homem pela sua sina quer dominar seu opositor. Talvez a única solução para domar o homem seja a integração da religião com a educação. Porém, existem as inversões nessas duas formas de domação. Uma é o uso indiscriminado do vetor do enriquecimento e a outra, os vetores da injustiça e da falta de boa vontade. Temos que dominar o instinto animal que existe dentro de nós e com muita rapidez, senão o fim será trágico.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 04/03/2008
Código do texto: T886765
Classificação de conteúdo: seguro