NO CAQUIZEIRO UM PERIQUITO VERDE...

Ave típica da mata atlantica sobrevive bem nas cidades, sendo vista comumente em São Paulo.  Eles voam quilômetros em busca de alimento devido a destruição de seu ambiente natural , sempre estão em grupos (casais) , muito barulhentos, como toda a sua família :arara, papagaio e maritaca.
Todos os dias, pelas manhãs e também a tarde um bando de periquitos verdes, muito barulhentos, as famosas maritacas, como costumo tratá-los, cruzam o céu desse bairro. E a sua parada no meu jardim tem sido obrigatória, pelas arvores altas e agora, com os caquizeiros carregados de frutos apetitosos, aumentaram a algazarra do bando, que ficam voando de um lado, para o outro, no alto das dracenas, do pé de manacá, voltam e bicam mais um caqui, e naquele barulho, demoram mais um pouco. Eles enfeitam a minha casa como o seu deleite, pelo meu jardim,  neste período, que também coincide  o com o horário da saída das crianças, de uma pré-escola aqui vizinha.Aí sim, que o barulho aumenta muito mais, aonde o medo, a curiosidade e a alegria, destacam-se numa beleza  impar,  por toda essa esquina.

Hoje, depois que terminou o barulho deles, já estava escurecendo, quando passando pelo jardim, uma menina que passava na rua chamou-me a atenção, dizendo:
- Tia, olha ali naquele galho de baixo está uma ararazinha, que se perdeu dos pais.
Eu ví! Quando os pais dela estavam no alto voaram e ela coitadinha, ficou aí, sozinha!

Com esforço, porque estava tudo num tom igual de verde , atentei-me e notei que em  um dos galhos, na parte de baixo, do caquizeiro, estava um filhotinho, sozinho, assustado, com certeza, ele perdeu o equilíbrio e não conseguiu acompanhar o bando, no seu vôo vespertino.

Entre as folhas largas e verdes, confundindo-se com as outras folhagens o periquito verde, que tem a cor violeta nas asas, mas, quando a ave é nova não se destaca, estava exuberante na sua cor verde predominante, mantinha-se camuflado entre as folhas dos caquizeiros, a sua  tímida presença destacava-se somente pelo movimento inquieto dos seus olhos, e alguns pequenos passinhos sobre o galho, mancando, com o seu pézinho esquerdo machucado. Pensei rápido, com medo, que ele fugisse, como farei, para alojá-lo por esta noite, deixa-lo no jardim a noite seria perigoso, os gatos da vizinhança, fazem o seu passeio noturno e passando pelo meu jardim sentiriam o cheiro do filhote e "crap" fariam dele o seu banquete.Com muito cuidado, para não assustá-lo ainda mais, cortei o galho que ele estava e o recolhi, para dentro da casa.

Meu marido sempre dizia que aqui em casa, temos ambiente, para tudo. Hoje comprovei a existência de um novo ambiente, sem ter uma gaiola, improvisei um cômodo só para ele, o jardim de inverno, com mesa cadeiras, um vaso com uma palmeira grande, todo envidraçado com persianas ele está protegido da chuva, do vento e dos animais que possam perturbá-lo ou....comê-lo!

Os caquizeiros estão grandes faz nove anos, que o Waltinho, meu neto, os plantou em dois vasos de xaxim, que colocamos sobre a terra no jardim. O tempo foi passando as raízes foram se enraizando pelo solo, e lá geminaram cinco lindos pés de caquis chocolate. Este ano, eles deram muitos frutos e os meus netos; Walter, Victor e Sarah colheram uma cesta cheia desses frutos doces e graúdos e acabaram vivenciando, o cordel Caquizeiros, que fiz, para eles.

Nesse preciso momento, estou aqui escrevendo e o Palmeiras está jogando, pela Copa, esse periquito verde, deve ser um bom presságio, para o time alviverde... ou não, porque, aqui em casa, todos são Corintianos...Pronto! Um recantista palmeirense, acabou de me informar, que o resultado do jogo foi 2x0, para o Palmeiras. O Periquito verde foi um bom presságio e deu sorte, para o Verdão! rsss

Fiquei contente, com a historia do “periquito  verde” e eu, que já vivo sorrindo, agora arrumei um motivo real, ví  o  “passarinho verde”, para continuar, literalmente sorrindo, sempre... rss