cartilha de deveres

Hoje pela manha deu na TV que o governo do RJ está fazendo um manual de ordem urbana, um papel cheio de deveres para a população, acho isso maravilhoso, até por que vai deixar a cidade mais limpa. É horrível a rua cheia de lixo. Essa iniciativa vai fazer vários cidadãos lembrar que existe lixeiras pela cidade, mas uma coisa me entristece em todo esse contexto, é que não tem uma cartilha lembrando os governantes da cidade do RJ que nós, cidadãos de bem, temos que ter o mínimo para uma vida digna.

Ontem fui a comunidade do João, aquela em frente a Fundação Getúlio Vargas e ao lado da Souza Cruz na Av. Brasil. Quando cheguei na entrada da comunidade vi vários policiais batendo papo e tomando um guaraná, mas quando comecei a entrar na comunidade um quebra molas improvisado impedia a passagem, nesse momento um bandido apontou uma arma para nosso carro, imediatamente paramos e ele disse para abaixarmos o farol e ligar a luz interna, mas nós falamos que íamos a uma festa de aniversário e ele nos liberou. Não fiquei muito tempo na festa, decidi pegar um moto táxi e ir até a Av. Brasil para pegar um ônibus. Tudo isso que acabei de dizer aconteceu a 100 metros da patrulha que estava na entrada da comunidade.

Depois de todos esses acontecimentos vi na TV que temos deveres com o estado. Fico indignado com isso, acho que temos sim de cuidar da cidade, mas acho também que o Estado tem que nos da o mínimo de condições para vivermos. Não se tem segurança, não se tem nas comunidades carentes esgoto e nem água tratada. Parece que vivemos um fascismo disfarçado de democracia.