Que bicho é o homem?

O homem como ser racional, possui a capacidade de pensar antes de agir. Embora se saiba que ira, paixão e outros sentimentos possam torná-lo mais animal e o façam agir por instintos, ou impulsos...

O homem não faz reprodução sexuada para perpetuar a espécie. Ele é capaz de amar, de se apaixonar, portanto faz amor por prazer. É capaz de encantar-se inúmeras vezes com parceiros diferentes ou, para a alegria dos românticos, com um mesmo parceiro. Assim ele é capaz de construir uma família, de deixar o seu legado.

É através do trabalho que o homem desenvolve sua racionalidade. E segundo Gonzaguinha “sem o seu trabalho um homem não tem honra”. O homem, em tese, trabalha por livre e espontânea vontade (algumas vezes substituída pela necessidade), mas tem o livre arbítrio de fazê-lo ou não. Ele é capaz de ter ambição e, com isso, investir no próprio trabalho seja almejando crescer no local em que trabalha, seja colocando o fruto do seu trabalho em aplicações financeiras.

É a linguagem que identifica o homem. É por ela que expressa os mais diversos sentimentos e também as suas vontades. O homem sabe pedir, mandar, escolher, opinar... Cada um se expressa de uma forma, seja o bebê com poucas sílabas, o grande orador com seus discursos, o poeta com sua poesia, o jornalista com sua visão crítica do mundo, o artista com suas telas e esculturas, o ator com suas atuações... enfim, tudo é linguagem e atinge cada um de uma forma diferente. Isso porque o homem apresenta sentimentos.

O homem por ter a capacidade de sentir é o mais complexo e imprevisível dos seres. Sabe amar e fazer o bem, mas pode odiar e iniciar guerras. Ele luta contra si mesmo, ele compete, ele dá de presente, ele rouba... Na teoria são todos atos pensados; outra vez é preciso lembrar que sabe-se que alguns homens parecem não processar suas idéias entes de executá-las. Não avaliam a repercussão de suas ações. Mas esse é outra o característica do homem: ele possui o direito (?) de ser irresponsável. O mais interessante é constatar que esse homem “irresponsável” é, também, responsável por todas as suas atitudes. (paradigma?)

O homem é incapaz de viver sozinho, sem a companhia de outra pessoa ele não consegue desenvolver sua racionalidade e sua identidade. Basta pensarmos em homens que viveram isolados por obra do destino, como por exemplo um passageiro de um avião que caiu no mar e acaba numa ilha deserta à Robson Crusoé (quem se esquece de seu amigo Sexta-feira)... Sendo assim, uma vez que vive em sociedade, qualquer atitude tomada terá um resultado e cabe ao homem arcar com as conseqüências envolvidas.

Em sociedade o homem estabelece regras, que caso não sejam cumpridas podem causar efeitos devastadores. Como por exemplo o cidadão que está dirigindo seu carro e ao avistar o sinal vermelho ele reduz a velocidade e pára. Ficou estabelecido socialmente que ele não pode arrancar o carro até que acenda a luz verde. Pode parecer bobo, mas sem essa simples regra como ficaria o trânsito?

Além de tudo o homem é uma arma, e o tiro vez ou outra sai pela culatra... É o único ser existente capaz de criar sua própria extinção. Ele entra em guerra com outros países (havendo ou não real motivo), mas também participa da guerra urbana (em que balas “encontradas” atingem inocentes). O homem transmite ou se contamina com doenças para as quais há prevenção e também agride o seu próprio corpo usando drogas ilegais ou legalizadas. Não se pode esquecer da agressão ao meio-ambiente, em que o homem a cada dia se vê mais atingido por atitudes passadas (mas que ainda persistem), tantas são as respostas da natureza.

Mas ao mesmo tempo, ser homem (ou mulher) é maravilhoso porque nos permite viver e tomarmos as atitudes que quisermos. Podemos arrancar um sorriso daquele senhor fechado e austero. Podemos ajudar uma senhora a atravessar a rua. Podemos conquistar quem amamos, e nos tornarmos eternamente responsáveis pelos que cativarmos, já dizia Antoine de Saint-Exupéry. Podemos ser o que quisermos, como quisermos... podemos escolher nossa profissão!

Estamos eternamente condicionados a viver seguindo certas regras, mudando certas regras, infringindo certas regras, criando certas regras e arcando com certas regras...