Este texto, de início, era uma poesia. Difícil foi encontrar rimas, palavras ritmadas. São tantos os "efes" do povo cubano que preferi fazê-lo em prosa.
Um amigo disse-me, que o povo cubano foi tão fustigado pelos ditadores que agora nem merecem a democracia!!!! Lógico que foi uma brincadeira, mas a realidade é uma só: 1/3 da população cubana não conhece outro regime a não ser a ditadura castrista. Os outros 2/3 também!!!!
Fulgêncio Batista iniciou o penúria cubana. Fidel a eternizou. Fome, falta de produtos básicos, falta de comida, falta de vergonha na cara de quem defende tal regime. Diz-se que a saúde em Cuba é um exemplo!!!! Gostaria de saber em que é um exemplo. Um país com racionamento de alimentos desde 1962 logicamente tem menos problemas de saúde. Em Cuba quase ninguém sofre de doenças causadas por excesso de ingestão de alimentos: pressão alta, excesso de peso, colesterol acima de níveis aceitáveis, triglicérides.......a falta de comida acabou saneando muitos problemas de saúde pública. No máximo eles morrem de desnutrição ou tentando chegar em Miami numa balsa improvisada.
Uma piadinha diz que os três problemas mais graves na ilha de Fidel são: o café da manhã, almoço e jantar. Isso mesmo, Fidel emparedou seu povo entre a fome e o pelotão de fuzilamento....mais alguns "efes" para realçar tamanho engôdo político. Fulgêncio, Fidel, Fome, Falta....Guerra Fria...Fuzilamentos...eta povo Fudi......!!!!!
O problema é que Fidel usou uma tática muito perversa com seu povo. Isolou Cuba do mundo para ter a desculpa de não democratizar seu país. Todo o ditador tem uma desculpa para ser ditador, o de Fidel foi os EUA. Era muito mais fácil governar colocando a culpa nos americanos e no mundo capitalista. Fidel sempre viveu às custas de algum país. Sempre foi um chupim de algum regime ditatorial. Ele sempre se alinhou aos ditadores, nunca a um regime democrático. Primeiro foi a União Soviética, depois a China e ultimamente a Venezuela. Fidel não passou de um mimadão vestindo uniforme de militar. Ele achou que sabia o que o povo queria, porém nunca perguntou a eles.
Onde falta pão e vergonha na cara, é fácil por a culpa no externo. O pior de tudo, é que Fidel nunca comentou que os EUA perderam mais de US$ 2 bilhões em propriedades quando foi instalada a ditadura castrista e que compram mais de US$ 500 milhões anualmente de produtos americanos, principalmente medicamentos. Ou seja a Saúde de Cuba depende dos americanos e mesmo assim Fidel demoniza o país vizinho.
Até cubanos (leia isto de trás para frente!!!) residentes em Miami, enviam mais de US$ 1 bilhão para a ilha caribenha, ajudando assim os familiares que não conseguiram fugir das garras do mais antigo ditador de nossa história.
De tudo o que foi comentado, a maior revelação e a mais nefasta, é que Fidel instalou uma ditadura para mudar o que lá existia, porém os dados sociais herdados são muito melhores que os que ele vai deixar!!!!! Não acreditou? Pois então leia a Veja edição 2049, páginas 74 e 75.
Como diz a capa da revista acima, Fidel já vai tarde, muito tarde!!! Fidel concluíu um estágio da raça humana, e quem pagou o preço foi seu povo. Socialismo e comunismo não são aplicáveis em um mundo tão desigual como o nosso. Por mais que o capitalismo seja um regime menos justo, é o que mais dá possibilidade de crescimento humano, sem ser tolido nas liberdades de expressão e de ir e vir, se não, pergunte às famílias dos mais de 17.000 cubanos fuzilados sob o mando de Castro.
O mundo sem Fidel vai continuar a avançar, como se ele nunca tivesse existido, exceto para os cubanos, que sem ele, poderão conhecer outras opções!!!! Ups....essa palavra ainda não faz parte do dia a dia do povo cubano, mas em breve será.
Viva a Democracia, viva a Liberdade, viva o Livre Arbítrio e que Fidel se junte logo a Marx, Lenin, Stalin e outros comunistas famosos, e quem sabe lá no inferno, o diabo aceite dividir o caldeirão de maldades e sofrimento, assim como o fizeram quando vivos.