"Úlcera Delivery" =Crônica de Irritação=

Fico imaginando as conversas dos empresários espanhóis, lá na terra deles, quando estavam planejando implantar aqui a “Telefonica”:

- O Brasil é um país espetacular para nossas atividades. O povo é besta, pode ser explorado à vontade, não reclama, não toma atitudes, não conhece seus direitos, não confere as contas, entra fácil nos papos furados de “promoções especiais” fajutas, e, vocês podem apostar, agüenta calado todo tipo de musiquinha nojenta e propagandas faladas enquanto espera, por muito, muito tempo, para ser atendido.

- Se me permite um aparte, no Brasil poderemos usar à vontade o recurso de não atender cliente algum que queira cancelar linhas ou produtos usando a velha tática: para comprar, atendimento imediato e cortês; para cancelamentos, a demora, a música chata, a propaganda repetida à exaustão e, toque de mestre, o toque genial: quando o trouxa pensar que será atendido a linha cairá. Vez ou outra, para não dar na vista, o atendente chegará até perto do fornecimento do protocolo. Nesta hora tão aguardada pelo bestalhão a linha cairá.

- Não vejo a hora de iniciarmos lá as nossas atividades. Eles já estão tão acostumados à tosquia praticada pela Telesp que darão graças a Deus por terem uma nova empresa de telefonia operando no país. A velha relação “muito custo para pouco benefício” já faz parte da rotina brasileira. Além de tudo, o governo de lá está sempre do lado do empresariado. Também não liga muito para o zé-povinho.

- Então está decidido? O nome “Telefonica” continuará grafado da mesma maneira, sem o acento circunflexo?

- Claro. Aportuguesar o nome seria uma questão de respeito. Um respeito que o povo brasileiro não merece. Aquele povo lê tão pouco e escreve tão mal que induzir a criançada a um erro a mais ou menos fica do mesmo tamanho.

Dica: quando quiser cancelar linha ou produtos, siga as orientações como se fosse comprar. Em segundos você será atendido, e terá pelo menos uma chance de pedir à “des-atendente” que o encaminhe para o setor certo. Se tentar cancelamento de alguma coisa através dos números indicados pela voz eletrônica, prepare-se para ficar com a orelha quente e perceber a linha caindo quando você estiver a ponto de estourar de tanto ouvir músicas e propagandas das maravilhas desta “fabulosa” empresa.

Fernando Brandi
Enviado por Fernando Brandi em 23/02/2008
Código do texto: T872600
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.