VIOLÊNCIA
VIOLÊNCIA
Pelo que denotamos no dia-dia, a violência não é causa de polícia. Se fosse não teríamos um começo de mundo tão violento. A Bíblia narra o primeiro assassinato, onde um irmão com ciúmes mata o outro. Pelos textos bíblicos o ponto inicial da inserção da violência começou por aí e não parou mais. Na idade antiga, na idade média, esses crimes se acentuarem e pasmem muitos deles em nome da religião e “Deus”. Se a Comunicação Social e a imprensa existissem naquela época, o mundo viveria em polvorosa, como acontece nos dias atuais. A violência é de responsabilidade dos governos. Educar a população nunca foi tarefa fácil. Enquanto o homem não se conscientizar de que o próximo é seu irmão, a sina da morte e do crime estará inserida, no seu ego e superego. A polícia não é onipresente, onipotente e onisciente e esse poder só a Deus pertence. Temos que valorizar a educação, visto que ela está inclusa em todas as profissões do mundo e no desenvolvimento cultural do povo. Investir em programas culturais, no esporte amador de todos os matizes, aproveitando os inúmeros números de lagos e lagoas que temos e que a abundância de água não seja usada para lavagem de carros e cavalos. A miséria e a fome poderiam ser um dos objetivos e alvos da educação. Não confundir educação com nível cultural. Ela começa em casa estendendo-se aos mais diversos matizes da sociedade humana. Povo educado sabe o que quer. Reivindicar seus direitos, escolher seus representantes, conviver em paz. Se os governos investirem maciçamente na educação, o homem poderá neutralizar seus instintos e agir pela razão. A tendência natural seria um mundo mais humano, mais bem estruturado e uma vida mais feliz.
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ALOMERCE