Morro da Coroa
Um amigo de trabalho me convidou para a festa de aniversário de seu filho, aceitei, pois além de ser amigo de trabalho ele é meu chefe. Só achei estranho o endereço, nunca imaginei que esse colega morasse no alto do morro da coroa. Quando ele me deu o endereço pensei logo em não ir, pois para subir lá tem que ter permissão dos traficantes, mas como ele é um amigo de longa data decidi arriscar. Fiquei pensando depois desse convite o porquê o meu chefe morava naquele lugar, ele ganhava razoavelmente bem e nunca precisaria morar lá.
No dia da festa pedi a ele que me buscasse no pé do morro, graças a Deus ele foi, pois bem próximo à escada estava um garoto com um fuzil, e ele foi logo perguntando quem eu era, no meio do morro, bastantes degraus acima vi três pessoas, duas portando pistola e outra portando fuzil e rádio, mas esses três nem nos perguntaram nada, pois o garoto do pé do morro tinha passado as informações sobre nós por rádio. A casa de meu amigo era uma casa grande, segundo ele, foi uma herança deixada por seus pais, só então percebi o porquê dele não sair daqui. Naquela cala existia lembranças de um passado de amor familiar. Alem do mais o Rio da época da construção daquela casa era um Rio diferente. Segundo o meu amigo, em sua infância as crianças brincavam no morro, não havia violência, não havia traficantes, aquele local era apenas de pessoas trabalhadoras, vi nos olhos de meu amigo que a saudade tomara conta de seu peito, senti também que ele tinha esperança que aquela comunidade voltaria a ser o que era.
Conheci muita gente interessante naquela festa, mas por volta das 21:30 começou a ter um tiroteio que durou uma hora, era os traficantes do morro vizinho que queriam tomar o ponto de droga desse morro. Foi o maior pânico na festa de aniversário, a mulheres choravam junto com as crianças, eu fiquei super-preocupado com aquela situação, queria ir até embora, mas meu amigo não deixou, pois a situação estava realmente complicada, eu acabei indo embora no dia seguinte.
Vi que naquele morro tinha muita gente trabalhadora e que a porcentagem de traficantes é mínima. Todas as vezes que vejo em minha mente aquelas mulheres e crianças chorando, eu me indago por que as autoridades não dão um jeito de acabar com o tráfico. Várias perguntas passam por minha cabeça e uma delas e saber o porquê essas pessoas têm que sofrer tanto, por quê isso começou e até quando vai?
Caro amigo gostaria de lhe mandar um abraço e dizer que adorei o pessoal aí do morro, adorei sua festa, pelo menos o começo dela. Abraços a todos aí.