A 4ª IDADE

O mundo está evoluindo com rapidez tal, que nós, meros habitantes o acompanhamos sem perceber de imediato as causas e conseqüências de suas mudanças. Meio ambiente, recursos renováveis, não renováveis, reciclagem, alianças políticas, acordos econômicos e guerras de ideais são assuntos globais a serem discutidos. Mas nunca antes se deu tanta importância como agora aos maiores de 60 anos ou aposentados como alguns costumam se referir a esse grupo, entendendo que existe vida após a aposentadoria e que esse não é o fim da capacidade produtiva. Bailes, excursões, atividades e até concursos para o grupo da maioridade ou a 3ª idade. Finalmente estão valorizando as experiências acumuladas por uma vida inteira. Bem vivida dentro do possível, da infância a maturidade.

Assim como somos conduzidos a aceitar os avanços tecnológicos, também nos vemos forçados a rever nossos conceitos. Se o resultado foi benéfico ou não, só o tempo dirá. Mas buscando ser fiel a memória, lembramos quando a 1ª idade ou infância se estendia até os 17 anos, quando a inocência nos acompanhava desde as brincadeiras em grupo e crescíamos junto aos amigos de infância dividindo o lanche da escola na hora do recreio, as seções de cinema, as festas de garagem. Amizade que compartilhava o primeiro beijo e o companheirismo que se fortalecia quando um coração era partido. Hoje, os grupos foram reduzidos a duplas no máximo quadras, a final o vídeo-game e o jogo via internet permitem vários participantes simultaneamente. Também a brincadeira, que ocupava todo o espaço de uma de rua, trás a rua para o limite de quatro paredes e quanto aos quem eram colegas de turma o esquecimento levou para uma zona inexplorada do nosso cérebro. Aliás, havia turma? Alguém se lembra?

Ou seja, nota-se que o conceito da 1ª idade já foi modificado. Damos entrada à 2ª idade que tem como objetivo principal capacitar o intelecto dos indivíduos para grandes escolhas que afetarão suas vidas daí em diante. Faculdade, título, profissão, carreira que vai a partir dos 18 até o 50 anos aproximadamente. Certo? Não, claro que não, basta fazer um simples cálculo de subtração para percebermos uma pequena diferença de 7 anos, vestibular aos 9 não tem jeito! Na verdade, os objetivos é que foram antecipados. As crianças começam a definir seu futuro profissional no primário com aulas de informática, idiomas, esportes variados e aulas complementares para estimular o desenvolvimento intelectual. Qual a razão para essa pressão precoce? Será por que o mundo se tornou mais individualista, inseguro e competitivo? Ou os pais estão exagerando em seus instintos de proteção? Como evitar que pré-adolescentes nada inocentes, saibam mais do que imaginamos navegando por sites e conteúdos muitas vezes inapropriados? Afinal, eles também querem desenvolver o intelecto.

Quem sabe seja apenas uma leve adaptação à necessidade de sobrevivência no mundo de hoje. Currículos são selecionados por idade e não por experiência profissional na maioria das áreas. Recapitulando: a 1ª idade vai até os 8, 2ª dos 9 aos 17 e a 3ª a partir dos 60 anos. Essa lacuna etária não é normal. Nova diferença aparece para confundir o raciocínio. Levando a diante a seqüência etária em vigor, a 3ª idade começa aos 18 anos com a prova do vestibular, faculdade, título, profissão, carreira. Aquele caminho que foi preparado desde a etapa anterior e termina lá pelos cinqüenta e poucos anos. Fase dominada pela jovialidade, intelectualidade, incluindo as diversões específicas para jovens. A opção para não ser excluído, é seguir a moda mesmo que ela não se encaixe bem à alterada resistência física. Curtir as mesmas músicas mesmo que seja preciso acostumar-se ao barulho. Freqüentar eventos de multidões para não ficar sem assunto na segunda-feira e por vezes até a falta de ideais mais consistentes. E para onde foi o esperado sossego da antiga 3ª idade? Na 4ª idade, com aposentadoria por idade, netos cada vez menos infantis e adultos mais imaturos.

Ainda resta uma dúvida... Se pensarmos nos exemplos das frutas que são modificadas quimicamente, para diminuir o tempo de maturação chegando ao mercado mais rápido, chegam também sem gosto! Certo? Fato que todos podemos comprovar facilmente. Se esse é o preço que se paga, por não respeitar os ciclos da natureza, o mesmo pode acontecer às pessoas modernas, crianças-jovens e jovens-adultos que são amadurecidos intelectualmente antes do tempo e correm o risco de não ter o sabor emocional da maturidade! Os pais que hoje muitos consideram seus idéias ultrapassadas, se esmeravam por manter seus filhos o máximo possível na ingênua infância. Atualmente, os psicólogos amadores que são também conhecidos como pai e mãe, delegam aos filhos a responsabilidade do seu próprio futuro, cobrando resultados desde a pré-escola. O ensinamento moral foi transferido para as instituições de ensino, sendo que aos progenitores lhes cabe a difícil decisão de escolher a melhor escola que o dinheiro pode pagar.

Rever conceitos realmente é necessário, mas aonde vamos encaixar as serenatas? As tradicionais festas religiosas? E o folclore que conta nossa historia como povo? Os gibis são peças de colecionadores, os DVD’s que oferecem a opção do idioma dublado ocupam as estantes. Ao caminhar pelas calçadas dos bairros, não é preciso tomar cuidado com as crianças jogando bola. Mas é questão vital observar cuidadosamente o trânsito antes de atravessar, os carros passam em alta velocidade, pois seus condutores sabem que não há mais crianças brincando na rua. Domingo no parque é perigoso devido à falta de hábito das crianças com tanto espaço. Mais fácil é poupar-se do fatigante trabalho de vigilância constante e aderir ao domingo no shopping, faça chuva ou faça sol! Resultado final temporário do processo: antigamente se ansiava chegar a 3ª idade pela sensação do dever cumprido, que foi substituída pela insegurança da 4ª idade preocupada em ainda manter as forças para cumprir o que ainda devee não precisava...