AS FILAS QUE NÃO ANDAM...

Na vida,um dos fatos que mais me intriga e me assusta é que, mesmo frente ao maior absurdo, sempre há quem o aplauda.

Se me pego analisando certos fatos, e penso, "não , agora a comoção será geral", acabo por reaprender a lição de que tudo tem vários "lados", e que a comoção estava apenas dentro de mim.

E isso me chateia um pouco, confesso.

Frente a isso , é que aprendi a cada vez mais julgar menos, porque além de nunca termos a ótica do todo ocorrido, na verdade o que nos parece "Feio" depende da relatividade do olho de quem o enxerga.

Mas mazelas nunca serão bonitas, senão não seriam mazelas!

E hoje, tive uma experiência inenarrável.

Sou daquelas que odeiam filas, embora digam que brasileiro as adora!

Mas tenho observado, que muitas são as vezes que as filas têm me sido de grande utilidade, porque sou daquelas que também adora uma boa conversa.

E foi numa fila de supermercado que não andava nunca, que aquela senhora gratificou o meu dia.

De uma elegãncia e delicadeza no seu clássico trajar, que me chamaram a atenção, e abrilhantando uma já ilustre terceira idade, puxou uma conversinha comigo:

-Essa fila parece o país, só cresce em tamanho, mas não tem ninguém para organizá-la. Estou aqui em pé cansada, já chamei o gerente e nada!

Arregalei os olhos...e euforicamente...tive que concordar.

-A senhora acha mesmo que parece o país?

E daí, ouvi a maior dissertação política dos últimos tempos.

Ela , um aposentada professora de língua portuguêsa, parecia estar num palanque.

-Minha querida, disse-me ela, o pior sentimento que um ser humano pode ter é o de 'impotência" frente ao seu destino. É o de enxergar e saber que pouco vai mudar.

Talvez possa parecer um discurso pessimista, porém percebi que é necessário um pouquinho de olhar para não se sair por aí...aplaudindo a tudo e a todos!

Trabalhei como professora mais de trinta anos, e os que mais se dedicavam ao magistério, eram os que nunca ascendiam nas escolas!

Ficavam alí, como eu, sempre sem prespectiva de ascenção profissional...ou de alguma liderança por "mérito".

Porque os que trabalham não têm como se dedicar às questões políticas...

Essa é a nossa "cultura social"...acredite! O trabalho sempre desvalorizado.

Você acredita em pesquisas de opinião?

Olha, hoje posso lhe dizer: quando um absurdo é aplaudido, o lado que aplaude, ou é alheio e ignora os fatos, ou esta sendo muito beneficiado.

Isto explica o porque de grandes "mentes"

parecerem 'incoerentes"...nas suas escolhas...

Enfim, foi o que disse-me aquela agradável senhora.

Bem , transcrevo na íntegra a sua fala que me foi o grande aprendizado de hoje.

Confesso que saí dali aliviada, por não me sentir tão sozinha.

Percebi que realmente que para TODA E QUALQUER MOEDA , sempre há dois lados.

Apenas não sei dizer o que faria uma moeda desvirar para o lado da coerência ou da verdade dos fatos.

Àquela espetacular senhora de hoje, dona duma grande mente, deixo aqui os meus públicos cumprimentos pela tão contagiante e esclarecedora lucidez.

Talvez ela nunca saberá o quanto me deixou aliviada.

-Obrigada professora, é exatamente o seu olhar que precisamos resgatar...PARA ACELERAR o cenário das filas que não andam...