Cada Um na Sua

"Cada um na sua, mas com alguma coisa em comum", um velho slogan de cigarros e uma frase que a cada dia está mais atual. Atual porque é cada vez mais comum encontrarmos casais que mesmo juntos, estão separados de alguma forma. Separados porque não combinam em algo, mas completam-se em vários aspectos: conversando sobre aquele novo livro de papo cabeça, procurando baixar na internet aquela música que é trilha sonora do filme preferido de ambos ou até mesmo selecionando o menú para o jantar entre amigos que conheceram na última viagem, e mesmo assim não dispensam uma velha e boa briga a respeito de quem é o melhor ator, de qual é o melhor filme ou até mesmo qual deles é melhor no quesito "cama". Enfim, quem não gostaria de vivenciar um amor, no qual a confiança e o respeito fossem seus pontos mais marcantes? Quem um dia não desejou amar e ser amado recíprocamente? Cada um de nós tem lá dentro, "deep inside", uma vontade enorme de ter alguém com quem pode contar a qualquer hora, e não se trata somente de ligar para alguém quando estamos tristes, mas sim que esse alguém nos ligue porque sabe que estamos tristes naquele determinado momento. É ter alguém pensando em você naquela pausa para tomar um café ou uma água durante o trabalho, alguém para ir buscá-lo na casa de amigos e sugerir um filme na última sessão daquele cinema bacana, alguém para dividir segredos que nunca confidenciamos a ninguém. Enfim alguém para se ter em mente quando não precisamos de nada a não ser ter algo em mente pra se pensar. Existe algo melhor do que receber uma ligação de alguém que você estava pensando naquele exato momento? Há um nome pra isso, bem simples, aliás, o nome disso é "Felicidade". Felicidade que muitos ainda não conhecem porque não tem a coragem de entregar-se de verdade a ninguém com medo de ser ferido. E de que adianta ficar sufocado e seguro debaixo de uma armadura e privar-se de uma das melhores sensações que podemos ter? Coragem mesmo é entregar-se por inteiro, sem medo do que possa vir a acontecer, sem medo de ter que olhar fundo nos olhos do outro nem que seja pra chorar, sem medo de um dia poder dizer "eu te amo". Isso sim é coragem. Essa coragem só proporciona a tão procurada felicidade, nem que seja momentânea como todos os fatos que ocorrem em nossa vida. Para os fracos restam somente as ilusões e as vontades suprimidas, de tudo que um dia poderia ter acontecido, ter dado certo, a possibilidade de ter sido feliz. Viver sem amar é viver pela metade. Eu mesmo, ainda não tenho esse "alguém" pelo qual eu possa cantar e contar todas as minhas qualidades, porque os defeitos certamente serão notados, mas também não tenho medo de estar pronto para conhecer e nem de ser descoberto por alguém. Tenho medo sim, de terminar a vida em algumas dezenas de anos, sem um dia ter olhado para trás e ter visto o que construí ao longo de todos os anos passados: as relações, os afetos, os tropeços, as lágrimas, os sorrisos, as fotografias, os momentos, as músicas, os lugares, os beijos, o amor. Cada um na sua, mas com alguma coisa em comum. Esse "em comum" podem ser os amigos, caso não tenha dado certo, mas também pode ser "o presente, o futuro" caso tenha sido bem sucedido. Possibilidades é o que não faltam e cada um sabe muito bem o que deseja pra si. Eu já sei, e você?