Um "pé de chinelo"
Certa feita, Ery trabalhava numa loja de veículos. Seu cargo era administrativo e pouco se envolvia com vendas. Mas, numa tarde quente viu um senhor chegar de bicicleta e ir até uma torneira em frente a loja para tirar o suor do pés e a poeira dos chinelos. Em seguida, entrou na loja. Alguns funcionários conversavam, desinteressados dele. Afinal, o que um velho de bicicleta compraria?
No máximo, talvez quisesse indagar sobre o que não poderia comprar. Ery deixou seus afazeres e foi receber o homem, dando-lhe atenção. Seus colegas seguiam batendo papo, apenas curiosos com o tratamento ao senhor da bicicleta. Talvez fosse um amigo de Ery, que se dava com todo mundo, mesmo. “Meu filho está de aniversário e prometi lhe dar uma camioneta”, contou, demonstrando gosto pelo modelo mais caro da loja. “Pois não. Como quer negociar?”, pergunta Ery. “À vista”, respondeu. E o negócio foi feito. Mas o velho não sabia dirigir. “Se tu me levar até a minha fazenda, está convidado a almoçar conosco. Depois meu filho te traz”, pediu. Ery aceitou. Antes de partirem, ante o olhar dos vendedores, o velho ajeitou a bicicleta na carroceria da camioneta novinha. Naquele dia, ele voltaria para casa sem sujar os chinelos...