COISAS QUE EU NÃO GOSTO NAS IGREJAS

COISAS QUE EU NÃO GOSTO NAS IGREJAS

Marília L. Paixão

A princípio, a primeira coisa que eu não gosto é de estar lá dentro.

Depois que estou lá dentro o que eu não gosto é da minha vontade doida de estar lá fora. Fico com tanta vontade de estar lá fora que acabo achando que deve ser um pecado eu estar lá dentro com tanta vontade de não querer estar.

Fico então me chamado de um monte de nomes idiotas. E como me sinto idiota a conversar comigo mesma lá dentro da igreja. Fico assim: “Você sabe que você se arrepende toda vez que vem, por que veio idiota?” Pois é... Ser idiota deve ser isto e depois que você está lá dentro você fica o tempo todo pensando no tanto que as pessoas vão reparar se você sair. Você olha para os lados e tem sempre um que parece estar com o olhar em você e o pior, parecem ler seu pensamento. E têm alguns que penso: “Será que estão com a mesma vontade que eu?”.

“Já que está aqui, agora aquenta” Você se diz! Mas você não agüenta os minutos que parecem ser o sinônimo maior da palavra tédio. Então você pensa em Deus e tenta se desculpar olhando para os santos lindos que possuem as igrejas. “Perdoe-me mesmo, meu Deus, mas eu não preciso fazer este sacrifício de estar aqui, não é mesmo?!”

Até agora só estou falando de igreja católica. As outras igrejas tenho pouco que falar, pois em muitas não tive coragem de ir. Umas porque eles gritam muito e até do lado de fora dá para ouvir. Outras porque eles falam de demônio demais e fico até com medo de entrar e depois sair lá de dentro com um demônio ruim.

Mas tudo bem! Não quer dizer que nunca fui! Minha mãe depois de velhinha mudou de igreja e na tal igreja tinha batismo para ser aceito na igreja e minha mãe pediu muito que fossemos. Como ela não é de pedir essas coisas e como também a vida toda nunca foi de fazer essas coisas, tipo freqüentar igreja, agora eu não vou dar força?! – Vou sim, mãe! Fui. Fiquei toda orgulhosa de vê-la molhar-se evento especial (batismo)e lembro também que da preocupação dela. Teria que estudar algumas coisas da bíblia, passar por um teste para ser aceita. Ela que estudou só até segunda série do primário...Já que as mães fazem tudo pelos filhos, eu que não ia deixar de fazer isso por ela. Foram mais de duas horas na igreja. E depois eu disse a ela: Foi emocionante, mãe. Pois é! Tem hora que chega à hora da gente parecer que é bom filho. Toda mãe gosta!

E tive um irmão também que teve seu casamento realizado numa igreja dessas diferentes da católica. Estou dizendo só católica e não católica para evitar amargura de outros seguidores. Foi outro sacrifício e apesar deste casamento nunca ter dado certo e ele sofrer muito, nunca me arrependo de ter ido por que ele é o meu irmão mais velho e sei que ele sim, se casou cheio das melhores intenções que todo grande homem tem ao se casar. O casamento deu eternamente errado e não foi culpa da igreja. Eu nunca fui de falar mal de mulher nenhuma mas se tivesse que maldizer alguma esta seria um bom exemplo para xingar todas as malditas. Nunca vi uma criatura existir para só sacanear um um homem de bem, como ela! Mas Deus a tudo vê, não vê?!

Mas e aí Deus, quantas vezes podemos nos casar sem ser pecado?

O senhor já sabe tudo de mim! Sabe que sou boa e meus pecados são todos pequenos.

Nunca roubei, nunca matei, já trai um amor, mas já me arrependi e paguei por todo sofrimento que causei sofrendo em dobro. Que mais senhor Deus?! Os pecados pequenos a gente não precisa ficar se desculpando o tempo todo né?! Pecado de desejar ser mais rica que pobre e ainda assim não passar a perna em ninguém para aumentar as finanças.

Pecado de desejar estar nos braços de uma daquelas figuras, personagens de cinema mesmo eles já possuindo milhões de fãs e esposas. É que gostamos de fantasia. Fantasiar será também pecado, meu Deus? Será quem nem sonhar com um Tom Cruise a gente pode? Será que nem a gente desejar possuir certos dons que nem Alanis Morissette a gente pode? Ela que canta, compõe sabe tocar tantos instrumentos... Ou então possuir as habilidades da Madonna. Qual deve ser o poder de conseguir ser artista de tantas formas? E a inteligência do Bill Gates?

Senhor Deus, vai me desculpar, mas há certos pecados pequenos no mundo que são muito menores que os pecados que fazem encher as igrejas. Não me atreveria a citar nenhum deles pois sei que o senhor já conhece de tudo e todos e ainda assim muito nos ama, amém.

Portanto senhor Deus eu não gostaria mais de precisar ir à igreja nenhuma. Para festas de formatura não mais quero ir! Se meu irmão não mais se casar, não mais quero ir. Se meu irmão caçula algum dia resolver casar, mas acho que este que estuda todas as religiões, acho que este não se casa fácil não! Por ele também farei o sacrifício se preciso é claro. Em missa de sétimo dia de alguém que eu conheça e importe, também prometo ir. Está bom, não está, Deus?! Se eu mentisse para o senhor é que não daria certo. O senhor já me viu mentindo para mim ou para alguém assim sem necessidade nenhuma?

Pois então, porque eu iria mentir logo para o senhor?!

Minha paz sou eu me sentir em paz sempre que entro por alguma porta. Gostar de igreja eu gosto, desde que esteja vazia. Jás escrevi isso até em poesia. Mas lhe respeito em primeiro lugar e depois a mim mesma. Teria que ser nesta ordem não é?! Tem coisas que não tenho muita certeza e espero que o senhor tenha paciência, que é coisa que eu não tenho. Nunca consegui ler muitas partes da bíblia! Nunca! Mas ainda vou tentar depois que eu aposentar pode ser?

E se eu morrer antes, depois que eu morrer pode ser? Talvez lá no céu eu goste de ler a bíblia. Talvez tenha lá uma poltrona azul... ou branca a minha espera para eu fazer essa mágica leitura. Mas se depois o senhor achar que não precisarei ler, não vou insistir. Mas a poltrona o senhor sabe que eu mereço. Se for de outra cor não tem problema! Confio em tudo que o senhor reservar para mim.

Mais vale é o meu coração cheio de coisas boas quando penso em ti. Mais vale sou eu poder brilhar na luz do dia quando o senhor me sorri. Mas vale eu saber que se lhe temo é por lhe respeitar e acreditar em todas as coisas boas que já aprendi sobre o senhor em casa mesmo e também nos filmes que já vi. Que é onde moro que meu coração brilha. Eu sei bem que quando brilho, é o senhor que me habita.

Marília L Paixão
Enviado por Marília L Paixão em 19/02/2008
Reeditado em 19/02/2008
Código do texto: T866257
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.