À Mulher
 
            Muitas mulheres deixei que passassem às mãos de outros pela minha falta de iniciativa. Que segredos encerrariam aquelas mentes escondidas sob lindos e delicados corpos? Sempre me encantei com o modo feminino de andar, de falar, de sorrir, jogando para o lado ou para trás belos cabelos.
            Nada mais elegante que ver uma mulher sentar-se com pose e cruzar as pernas, olhando com vivacidade para seu interlocutor. Como não ceder ao encanto maravilhoso daqueles perfumes que preenchem a atmosfera de encantos celestes.
            De todos os encantos mais me dobra o riso. Um riso solto, leve, ecoando em meus tímpanos e fazendo com que se me esqueça de mim mesmo. Dizem que cantam as sereias, não é verdade, elas riem e isso é o que faz os navegantes esquecerem-se das obrigações e chocarem-se contra as rochas. Não pode haver mais doce jeito de morrer.
            Quando uma mulher nos lança aquele olhar meigo, terno, malicioso, um encanto nos acode. Somos então vítimas fáceis e nos deixamos levar e dominar pelo encanto sutil.
            Queria não falar do toque de dedos frágeis, miúdos, delicados, portando nas pontas algo de mágico que nos faz tremer por dentro. Se Deus criou alguns segredos, escondeu-os, todos, dentro das mulheres.
            Conta a história de homens fortes, conquistadores, senhores de terras e de homens. Mas existe outra história, paralela, muito mais encantadora, que nos trouxe o relato das mulheres que os encantavam, seduziam e guiavam. A verdade é que não há um homem, conquistador ou rei, que não tenha entrado para a história sem a presença de uma grande mulher por perto. Cristo era ladeado por Maria e Madalena. Cleópatra venceu César e Marco Antônio além do próprio irmão. Existiria Napoleão sem Josefina? E Joana D´Arc, que além de guerreira encantou milhares de franceses e ingleses?
            Os homens contam a história, mas não existiria uma se não fosse pela influência das mulheres.
            Temo que não seja verdade a história do paraíso. Afinal, sempre me pareceu mais lógico que o homem, desejoso de poder e sabedoria, quisesse igualar-se a Deus. Eva, pesarosa e de alma forte, admitiu a culpa, pois o homem não sobreviveria ao peso daquela dívida – isso sim se encaixa no verdadeiro perfil feminino – que perdoem a heresia do poeta.
            Vejo então, enaltecida e resguardada, a figura da mulher que sustenta a história, o mundo, a economia, as famílias e o Universo em seus ombros. Se Deus tratamos como a imagem de um homem, o que talvez seja herança de muitos séculos de erros repetidos, já o imaginei com perfil feminino, amando, perdoando, encantando e acolhendo a todos. Também não vos parece isso mais lógico?
            Defendo que todos nos dobremos às mulheres como seus fiéis súditos, amigos, filhos, amantes e companheiros. O Universo é feminino e disso não resta dúvida, para verificar basta olhar as estrelas e a perfeição de tudo que foi construído. Tamanho capricho nunca poderia ser obra de um homem, mas sim de uma criatura mais perfeita, e, devido à minha pequenez, o mais perfeito que consigo imaginar é a imagem de uma mulher.
            Enquanto isso vamos vivendo na companhia dessas entidades maravilhosas que nos encantam com sua brandura, inteligência, vivacidade, determinação, postura e coragem. Somos felizes, nós, os homens, por termos ao lado a prazerosa convivência feminina...