Tá e eu sou o Bozo!

Eu aprendi desde cedo, que mentira tem perna curta e que uma hora ou outra as pessoas descobrem tudo. Vou mudar um pouquinho isso aí: “mentira tem perna curta e uma hora ou outra você é obrigado a mentir”.

Não que mentir seja algo legal de se fazer, mas há momentos em que mentir é o melhor remédio. Acontece é que as pessoas vivem pra dizer que a sinceridade é uma qualidade para poucos. Não discordo, mas convenhamos, até o cara mais sincero já contou sua mentirinha, nem que for a mais cretina, mas ele já contou sim.

Me diz, como é que você vai falar na cara dura pra sua melhor amiga que aquele vestido verde abacate ficou uma porcaria no corpo dela e a deixa gorda? Como é que você vai virar pro teu amigo e dizer pra ele com toda cautela que você está tendo um caso com a mulher dele?

Primeiro que corno que é corno, não é o que tem o parceiro ou parceira que são infiéis, o corno é o ser humano curioso. Se ele não te seguisse ele não saberia que era corno. Mas piadinhas a parte, como virar pro chefe e falar que depois de todos esses anos, o estagiário foi promovido e ele não?

Agora, como diz a minha mãe, “o cemitério está cheio de heróis”. Há muitas pessoas que dizem, “é, eu falo na cara mesmo”. Está bem, então vai lá, depois não reclame das conseqüências. É claro, mentira serve pra coisas pequenas, mas há outras pessoas que usam mentira pra tudo. Até mesmo de onde estava, com quem estava e fazendo o que. Há certas mentiras que não há necessidade de serem feitas. Mas, é como eu costumo dizer, o ser humano é um bicho nojento e mente, só pra você fazer o que ele quer. Daí por diante é só chicotada. Você entra na fossa, por que seu namorado não te contou que gostava de outra e ficou com você por que tinha pena.

Brincar com o sentimentos das pessoas é a coisa mais fácil de se fazer com mentira. Experimente mentir sobre o cabelo de uma mulher ou sobre a jaqueta de um homem. Isso traz conseqüências drásticas, os dois vão começar a desfilar por aí achando que estão abafando e vão se passar por ridículo fácil, fácil. E a culpa será sua se alguém muito descarado, lhe contar a verdade sobre sua cafonice.

Não há muito o que fazer a não ser, pare de mentir, ta? E de omitir também. Por que se esconder? Rabo preso todo mundo tem, mas é natural do ser humano querer ser livre e a mentira é um grande obstáculo para uma vida sem grades de condomínio.

Gustavo Barreto
Enviado por Gustavo Barreto em 14/02/2008
Código do texto: T859115
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.