Sociedade Contemporânea
Em um cenário de profundas transformações, sabidamente complexo propõem-se condições de mudança que, do ponto de vista ético e político, afiguram defensáveis e desejáveis, e tecem-se considerações sobre o lugar que a cultura pode ocupar enquanto espaço interdisciplinar da aprendizagem, margeando a ressignificação dos desafios na construção individual e coletiva do conhecimento de forma refletida, consciente, sistematizada e essencialmente participativa, parte integral da transformação dos pensamentos abrangendo o compromisso do universo pedagógico e social. Sustenta-se pela crença da coexistência de múltiplas culturas ao se admitir que a realidade social possa ser construída.
É indispensável conhecer os diferentes modos e ferramentas que compõem e desvendam os caminhos das habilidades do “aperfeiçoamento do espírito humano ou de um povo”. Todo conhecimento é construído. A noção de pertencimento vinculado a formação do sujeito cultural, dando-lhe abertura cognitiva para interpretar e compreender a realidade reconhecimento da natureza da reprodução, mas como espaço de transformação, definitivamente com a ajuda de novos instrumentos teóricos inclusive de outras ciências e até da arte, no imbricamento da interculturalidade contemporânea em todas as atividades humanas. Cabe ressaltar o impacto nas formações sociais dos sistemas culturais históricos e no espaço virtual e geográfico, pois estes não se encontram dissociados.
Contextualizando a construção das competências na expansão da capacidade crítica e criativa nas novas possibilidades configurativas, para adequar-se aos novos tempos, o paradigma da cultura denota-se uma metamorfose, denunciando as diferenças existentes entre a estrutura educativa cultural, suporte emocional no âmbito pedagógico e o processo de individualização de uma população heterogênea.