CORRAM! TEM OURO NO LIXO!

________________________________________________

 

Você pode não acreditar, mas a principal riqueza de Guiyu, cidadezinha do litoral chinês é o lixo.

Não se espante, explico!

É o lixo, mas não é aquele tipo de lixo que produzimos por aqui. É o lixo eletrônico.

 Mas olhe, não é aquele lixo tipo o japonês em que aparelhos praticamente novos e em perfeitas condições de uso são atirados ao lixo, porque se tornaram obsoletos. O lixo deles é sucata. Sucata eletrônica.

Diria você, então: Mas o que ele tem de riqueza?

Digo-lhe eu, tudo, principalmente ouro. Não acredita?!

Pois há mais ouro em uma tonelada de PCs do que em 17 toneladas de minério bruto do metal. Além disso, as placas de circuitos eletrônicos são 40 vezes mais ricas em cobre do que o minério bruto.

Daí, oito em cada dez habitantes de Guiyu, passam o dia destroçando carcaças de computadores, aparelhos de fax e outros aparelhos eletrônicos. As placas-mães são desmontadas em fogareiros de carvão e os metais são recuperados e vendidos.

Esse tipo de ferro-velho é um negócio tão promissor, que outros países como, por exemplo, a Índia e a Nigéria, passaram a disputar com os chineses os carregamentos de sucata eletrônica.

Riqueza por um lado, pobreza por outro.

Sim, porque os componentes dessas sucatas estão também recheados de componentes altamente tóxicos como: mercúrio, chumbo, cádmio, berito, para só citar esses nomes. De maneira que as conseqüências ecológicas foram imediatas.

Recentes estudos constataram que o solo da região de Guiyu está totalmente contaminado por esses metais pesados. Não resta uma só fonte de água potável num raio de 50 quilômetros da cidade.

Mas como a ambição – ou a precisão da vida – é maior que a razão, os habitantes de Guiyu não estão “nem aí” para esses estudos. Ou seja, por lá não adianta dizer: Salve-se, quem puder!

Todos podem, mas ninguém quer. ®Sérgio.

________________________________________

Se você encontrar erros (inclusive de português), relate-me.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte Sempre!

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 13/02/2008
Reeditado em 30/05/2013
Código do texto: T858498
Classificação de conteúdo: seguro