O músico
Desde os 12 anos de idade estudo música aqui em Minas Gerais, aos 18 fui estudar música na Europa, fiquei por lá longos 20anos. É claro que a saudade desta terra apertava meu peito, mas consegui coisas por lá que aqui não conseguiria mesmo, ainda mais na profissão de músico.
Esse ano, com minha primeira visita a esse país depois desses anos todos, encontrei com meu velho amigo e professor Valdir. A primeira coisa que fiz quando eu o vi foi abraçá-lo, e entre uma conversa e outra ele me chamou para tocar. A princípio seriam coisas simples, pelo menos era o que ele falava, nunca imaginava que meu velho professor ainda tinha lições a me ensinar.
Peguei meu instrumento e começamos a tocar alguns sambinhas de roda, foi maravilhoso tocar ao lado daquele que me ensinou os primeiros passos da música, mas quando o velhinho começou a improvisar tive a sensação que estava em escolas Européias, era um tipo de improviso de estilo Francês com toques Inglês com pitadas americanas sem esquecer o fraseado Brasileiro. Aquele acontecimento foi para mim a melhor aula que já tive em toda minha vida. Percebi que para aprender vários estilos eu não precisava sair daqui deste bairro.
Eu só não me arrependo do dinheiro que ganhei lá, o restante foi perda de tempo.