Buenos aires 3 (Toquinho e Vinícius, xadrez...

Caminhar pela calle (rua) Florida é uma festa, pois abriga uma infinidade de lojas, tornando-a um paraíso para o turista com alguma reserva de dólares ou mesmo reais e tempo para olhar, comparar, barganhar... Além das lojas, o calçadão da Florida e imediações tem muitos cinemas, excelentes restaurantes, as cafeterias e os salões de jogos.

Cafeterias são bares de alto nível, para onde vão os Argentinos após um dia de trabalho tomar uísque, bater papo, onde os jovens se encontram para o “happy hour”.

Uma noite, Capuano e eu paramos numa dessas cafeterias pois se ouvia da rua uma voz afinada e potente de um cantor emocionado, evocando amores, fidelidade à pátria, batalhas vencidas e coisas patrióticas, além dos infalíveis velhos tangos. O Capuano, apesar de siciliano (ou talvez até por isso mesmo) achou de entrar na cantoria. Após uma sessão de umas 5 canções típicas argentinas, o cantor interrompeu o seu show para um gole de uísque, quando o Capuano lhe pediu para cantar música brasileira, pois estava ali um grande amigo seu do Brasil. Para minha surprese, praticamente todos os presentes, eu inclusive, cantamos juntos músicas de Toquinho e Vinícius, que faziam um tremendo sucesso por lá na época. Foi de arrepiar...

As casas de jogo não são para carteado ou bilhar, mas para xadrez. Muitos cavalheiros circunspectos, de terno e gravata, tomando uísque e jogando silenciosas e intermináveis partidas de xadrez, noite adentro...


Leo Della Volpe
Enviado por Leo Della Volpe em 10/02/2008
Reeditado em 25/03/2011
Código do texto: T853474
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.