O PALCO DA CACHINA

O PALCO DA CACHINA

Uma pacata cidade do interland cearense foi palco de mais uma chacina. Criada em 16 de agosto de 1890, com instalação em 7 de agosto de 1890, desmembrada de Baturité, cuja toponímia sinonímica é canoa tem como padroeira Nossa Senhora da Conceição, cuja comemoração se realiza no dia 8 de dezembro. Sua população conforme apurou o censo de 1999 é de 24.750 habitantes. Tem uma densidade demográfica 35,33 de habitantes por quilômetro quadrado, em linha reta dista da capital 72,5 quilômetros. Por rodovias chega aos 73 quilômetros, sendo a via de acesso à capital a CE-060. Não possui nenhuma emissora de rádio e o abastecimento de água é feito por 981 ligações. Tem 4.475 consumidores de energia elétrica e um consumo total de 409.633 kW. Vejam senhores, uma cidade interiorana com mais de 25.000 habitantes conta com apenas seis policiais, conforme informou a prefeita Marilena Campelo Monteiro. Quando denunciamos o descaso das autoridades com a segurança Pública, onde quer que seja estamos exagerando. Segurança Pública se faz com responsabilidade muita verba, e não a - toque de caixa. Mais três policiais militares perdem a vida no estrito cumprimento do dever legal. Seis foram às vítimas fatais. Vejam este detalhe: “Tentativa de assalto à lotérica termina em morte”. Francisco Edvan da Silva Gomes acabou morto aproximadamente às 20 horas, na Avenida Dom Luís. Segundo a Polícia, ele havia tentado assaltar uma casa lotérica quando um homem, ainda não identificado atirou. Enquanto deputados cearenses discutem a queda das arquibancadas no carnaval, nada foi noticiado em termos nacionais sobre a chacina de Aracoiaba. Todos os cearenses sabem que não possuem segurança. O faz de conta é o ponto alto do planejamento dos responsáveis pela segurança em nosso Estado.

O comandante da Polícia Militar, hoje é de um mero espectador. Já mexeram tanto nas polícias, que elas se encontram totalmente desestruturadas. Nessa crônica queremos levar nossas condolências às famílias dos policiais mortos – subtenente Vagner Gomes Timóteo, 48 anos, cabo José Tadeu Nunes Guimarães e o soldado Júlio Gilbran Pereira, 33 anos, bem como as famílias das outras vítimas fatais. As cidades de Guaiuba, Jaguaretama, Juazeiro do Norte, Pedra Branca, Pacajus, Mauriti, Potengi e Fortaleza, policiais foram mortos nas mesmas circunstâncias, isto é em assaltos a bancos. Nessas ações deletérias os bandidos ceifaram vida de policiais que atualmente são alvos de bandidos e marginais de alta periculosidade. A estatística de policiais mortos aumenta, e a procura para ingresso nas polícias diminui. “Ronda do Quarteirão, Ronda do Sertão” jamais resolverão o problema da falta de segurança. Primeiro, se a polícia recebe carros de primeira linha o governo é criticado por deputado incoerente, visto que, sendo a segunda mais mal paga do país não deve ter regalias.

O governo fala que vai aparelhar as polícias, mas se faz de cego, pois a chaga maior está na vida miserável que os policiais levam e a autoridade maior do Estado nunca fala em aumento de salário. Será que policiais não merecem uma moradia condigna? Ter um nível cultural mais alto? Ter bons salários? Boa alimentação nos quartéis? A fome, a miséria, o famigerado bico são ditames responsáveis pelos deslizes de alguns policiais. Será que algum repórter teve a idéia de fotografar as condições da delegacia de polícia de Aracoiaba? Colocar dinheiro nas mãos de determinados políticos é um perigo. O Bradesco que ganhou a concessão de açambarcar as contas do Governo Estadual deveria ter uma segurança de peso, visto que é uma das instituições bancárias que mais lucram no Brasil. Quem está preocupado com a segurança no Brasil? Somente a população e mais ninguém. Alguns políticos não podem sentir o cheiro do dinheiro e já querem colocá-lo no bolso. Está aí o cartão Corporativo que se tornou a maior farra do Governo do Presidente Lula. Senhores dirigentes do governo cearense, estamos vendo todos os dias o desprezo para com a população carente. Sem atendimento hospitalar, sem segurança e a educação vivendo aos trancos e barrancos.

Quem vai ao IJF (Instituto José Frota) volta mais doente do que quando entraram, os mais infaustos se tornarão clientes das empresas funerárias que cercam o Frotão. Governar com responsabilidade é o mínimo que queremos, pois pagamos impostos demais e além do mais são mal empregados e só servem para encher os bolsos dos corruptos. Cuidado com as crianças pobres e as que nasceram em berço esplendido, elas estão à mercê dos meliantes de plantão, as drogas estão destruindo os lares brasileiros e a mais perigosa delas, o álcool está enchendo os cofres do governo de impostos, enquanto eles contabilizam os lucros - diversas famílias sofrem horrores com os acidentes de desfecho fatal, resultando no grande número de óbitos no trânsito. Álcool a droga social está presente em tudo: aniversários, casamentos, confraternizações, nos estádios de futebol, nas vaquejadas e se duvidar até velórios. Voltando ao caso Aracoiaba muito choro e aplausos na retirada dos corpos dos heróis anônimos para o Instituto de Medicina Legal (IML). Delegada chora a perda dos seus auxiliares e diz que era amiga de todos. Quando o Governo do Ceará irá dar o devido respeito que as polícias estaduais merecem? Nunca! Eles só pensam naquilo. Infelizmente!

Milicianos mortos vão com Deus, pois somente Ele é bom e compreende a situação que os policiais cearenses passam. Esperar pelos homens de boa vontade seria uma opção, mas esse produto está raro no Brasil. Nossos pêsames as famílias enlutadas e que os Direitos Humanos, não deixem as famílias dos briosos policiais catarem batatas e sofrerem agruras. Sejam responsáveis.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES – MEMBRO DA ACI E ACADÊMICO DA ALOMERCE.

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 09/02/2008
Código do texto: T852913
Classificação de conteúdo: seguro