Confissões de Um Político Brasileiro - parte III

- Então voltamos à "vaca fria", meu rapaz ? Pois bem...( o nobre deputado dá uma profunda baforada de seu charuto cubano, adquirido quando de sua mais recente visita à ilha, na comitiva do presidente, enquanto olhava longamente pela janela de seu gabinete, observando o conjunto arquitetônico da Esplanada dos Ministérios, de Oscar Niemeyer).

- Esta é uma grande cartada deste governo, meu caro. Uma grande cartada, - se referindo ao episódio das demissões por mau uso do cartão corporativo. Alguns até entenderam como mais um indício de corrupção deste governo petista. Tudo bem, é bem verdade que é um ato de improbidade administrativa, que a punição é aquela mesma, a da exoneração, e blá, blá, blá. Mas que foi um golpe de gênio do governo atual, ah!, isso foi! Hahaha...Se não foi !! (mais uma baforada). O executivo aproveitou mais este episódio para "fazer valer a lei", mas o que tivemos, de verdade ? A demissão de uma ministra de uma pasta pouco expressiva, por um ato que envolveu alguns milhares de reais - uma ninharia para os padrões do governo!, quase que imediata, numa velocidade poucas vezes vista, em se tratando de trâmites do poder público. Ah, a velha estória do bode expiatório ! Faz-nos até pensar : E se fosse o Ministro da Fazenda, da Economia ? Será que teríamos este mesmo processo "a la the Flash" ? Vide o caso do Excelentíssimo Ministro Palocci - várias acusações graves de malversação do erário público durante sua gestão frente à prefeitura de Ribeirão Preto, negociatas, documentos, gravações obscuras atribuídas ao Exmo., e o que aconteceu? Nosso presidente o manteve no cargo até onde foi possível, o que levou vários meses. E o nobre senador Renan Calheiros - se recorda, meu jovem? Que dizer ? Mantido no cargo por muito tempo, enquanto jorrava pela TV da família brasileira via Jornal Nacional (sempre eles, sempre eles!) um leque sórdido de manobras envolvendo um lobista samaritano que pagava as contas pessoais do citado político - este será candidato ao Prêmio Nobel de Filantropia! -, notas frias, matadouros e fazendas de araque, tudo de uma transparência absurda - e o que houve? O nobre Senador quase não deixava seu assento, um episódio tão desgastante para o já desmoralizado Senado Federal. Já que tem a fama, então deita na cama ! - já dizia a minha avó, lá em Alagoas...(O nobre deputado tem um brilho no olhar ao lembrar de sua avó, olhos perdidos nos céus da Capital Federal ).

- Especialmente neste caso meu rapaz, o governo conseguiu, por meio de uma cortina de fumaça, passar uma imagem de que a lei é cumprida. Algo como "Dura Lex, Sed Lex" (A lei é dura, mas é a lei). E é isso mesmo que ele quis. Mas atente-se: A aplicabilidade da lei não é a mesma em casos parecidos, vide os citados acima. E mesmo na exoneração, ou melhor, na "carta de demissão" apresentada pela cara ministra tem algo a mais a se observar. Levou-se alguns dias para que se concretiza-se a saída da mesma - e qual seria o motivo para a demora no anúncio da demissão? Falou-se abertamente na TV que "o governo costurava um acordo para a saída da ministra". O que isso quer dizer, negociar uma saída ? Alguma espécie de compensação ? Hahaha...Acho que já estou falando demais, meu caro ! Mas é para se pensar: O governo, mandou embora uma ministra por consumar gastos pessoais da ordem de cerca de R$ 171.000 - o que são alguns milhares de reais frente aos milhões de Palocci, de Calheiros, de Delúbio? - . É a mesma coisa do desarmamento: alardeia-se pelos quatro cantos do país que " o programa de desarmamento é um sucesso, estamos desarmando o país !". Mas qual o tipo de armamento que está sendo entregue ? Alguns calibres 38, 22, espingardas da época de nossos avós. E onde estão as que aparecem nas mãos dos bandidos no noticiário das 18:00h - as HK-47, as famigeradas AR-15, as temidas M-16, escopetas, bazucas, metralhadoras ? Estas permanecem na mão da iniqüidade que domina os morros e o medo da população. Sabe quando estas serão entregues ? É mais fácil o governo levar a sério a reforma tributária ! Hahahahaha.....(e riu gostosamente, o nobre deputado). Tudo é aparência. Vivemos na sociedade do consumo e das aparências, das impressões. O governo vive disso. Dá a impressão de querer moralizar a coisa, fazer valer a lei. Maquiavel afirma no livro "O Príncipe", que "é muito útil também para o príncipe dar algum exemplo notável da sua grandeza no campo da administração interna[...] quando acontece que algum cidadão faz algo extraordinário na vida política - algo de bom ou mau - , é preciso achar um meio de recompensa ou punição que seja amplamente comentado". E quem ganha com isso? Reflita, meu jovem...reflita ! Hehehehe....

- Meu caro, adoraria continuar a nossa prosa, mas tenho uma reunião neste exato momento. Se agora me der licença, um outro dia a gente volta neste assunto!

E lá se foi o distinto nobre deputado, adentrando o gabinete de outro político notório, onde já o aguardavam seus assistentes, juntamente com alguns executivos engomados de empreiteiras, envergando ternos alinhados e pastas do tipo 007, em mais uma negociação à margem dos olhos e dos ouvidos da justiça e da população brasileira.

Marcio Roque
Enviado por Marcio Roque em 09/02/2008
Reeditado em 09/02/2008
Código do texto: T852829