PRAPENSAR ( MATRIX )

Até que ponto a ficção MATRIX está próxima de nós?

Será possível um dia a máquina dominar o homem?

O que será que está faltando para isso acontecer?

`

...Bom, Matrix, nós sabemos que é uma viagem d’uma cabeça fértil, a segunda e a terceira pergunta, acho eu, que só tem uma resposta.

A máquina foi criada para servir o homem, tudo que sabe fomos nós que a ensinamos, demoraríamos dias falando de tudo que elas podem fazer, algumas já tem pensamento lógico, outras poder de destruição.

Charles Darwin falou do evolucionismo, ele dizia que o homem é resultado de uma metamorfose primata.

Uma das dezenas de teorias que contestam esta tese é: Porque então o homem não mudou? Bom, se virar-mos uma máquina, mudaremos.

Agora... Como?

Existem máquinas que montam, calculam, jogam xadrez, executam clássicos, lêem, etc... As bolsas de valores e todo o mercado mundial são computadorizados, as forças armadas e toda a segurança mundial também são operacionalizadas pela informática,

os carros, trens, aviões, ônibus, navios e quase todos os transportes que existem são robotizados; com mecânica, elétrica e tecnologia de ponta. Elas são cada vez mais autodidatas, capazes de tomar decisões através de um processo chamado, CONDIÇÃO.

tudo bem que foi alguém que programou a CONDIÇÃO, mas... O ser humano também e ensinado e programado para tomar decisões, é o que aprendemos em nosso processo de formação. O diferencial é que existe o sentimento que nós temos e elas, graças a Deus, ainda não tem.

O dicionário diz: sentimento - ato ou efeito de sentir; sensibilidade; compreensão; percepção; paixão; pesar; desgosto; pressentimento; índole; qualidades morais.

Ainda não enxergo este substantivo nas máquinas, mas acreditem, quando de algumas forma, em alguma hera, seja pelo criacionismo ou pelo evolucionismo, as máquinas possuírem sentimento, será sem dúvida o nosso fim, e o princípio do fim das próprias máquinas, por que se elas um dia tiverem aptidão para sentir, terão também bom senso, piedade, amor... Como também terão medo, dor e ódio, terão pecados capitais que as corromperão e as destruirão através da competitividade.

Um dia elas caminharão num mundo caótico, confuso, controlado por outra tecnologia que sem dúvida as dominarão.