RÁDIO PINEL

RÁDIO PINEL

É na vida social, e somente nela, que se verifica o fenômeno da comunicação, pois algo só é posto em comum se existem, pelo menos, dois indivíduos participantes da operação. Sabemos que, como ser vivo, o animal se informa e se exprime. Contudo, essas funções biológicas diferem, em grau, da produzida pelo vegetal em razão de três propriedades que constituem pré-condições para o exercício da mais elementar forma de comunicação, a saber: Capacidade Locomotora, Capacidade Sensorial e Capacidade Psíquica. São propriedades inerentes ao ser humano, tanto pela capacidade locomotora como a psíquica. Quando você faz bom uso das habilidades de raciocínio, sabe com antecedência onde quer ancorar você mesmo e os outros. Para influenciar os outros, você precisa de um ponto de partida para a comunicação. Palavras e aposições de pessoas de bom senso e que gostam de levar as coisas á sério. O rádio é um veículo de radiodifusão sonora que transmite programas de entretenimento, educação e informação. Música, notícias, discussões, informações de utilidade pública, programas humorísticos (não confundir com palavrões e pornografia), novelas, narrações de acontecimentos esportivos e sociais, entrevistas e cursos são os gêneros básicos da programação radialística. A palavra radiodifusão vem da junção de radi (o) + difusão que é a transmissão, por meios de ondas radioelétricas, de notícias, programas, destinadas à recepção pública. Compreende a radiodifusão sonora (o rádio) e a radiodifusão de sons e imagens (a televisão).

Rádio é o aparelho ou conjunto de aparelhos para emitir e receber sinais radiofônicos. Muitos perguntarão por que tantas nuanças para citar a importância do rádio. Estamos de olho na qualidade dos programas de rádio, com intuito de melhorarmos a qualidade dos programas que ouvimos atualmente. Visualizamos duplo-sentido, palavras de baixo-calão, expressões de baixaria e até mesmo a pornografia se faz presente. Entretenimento nunca significou fofocas, nem baixaria. A fofoca está impregnada nos meios de comunicação e têm muitos fofoqueiros passando-se por comunicador e ganhando muitos reais falando da vida alheia, como se eles (as), os (as) fofoqueiros (as) fossem as pessoas mais perfeitas do mundo. No BBB (Big Brother Brasil) surgiu entre seus participantes a idéia de criar uma rádio de nome Pinel, que logo foi aceita pelo apresentador do besteirol. Com o rádio não se brinca é preciso que fique bem clara essa assertiva. Pinel no ‘pai dos inteligentes’ têm como sinonímia, ficar pinel. De a gíria brasileira ficar louco; enlouquecer, endoidar, pinelar. Será que os BBBS querem ouvintes e telespectadores alienados? Ou eles estão alienados de tantas discussões, tramas; excesso de álcool; baixarias, desde cenas eróticas até vadiagem. Qual a cultura que o BBB repassa para a jovialidade brasileira? Nenhuma! Agora com a Rádio Pinel todos vão ficar loucos, enfurecidos como já está acontecendo com os participantes. Elimine de seus dicionários essa palavra pinel e não dêem trela para a mais nova rádio que querem criar a “Pinel”.

Mesmo que em tom de brincadeira, o rádio tem sua importância, seu valor cultural, mas o que diriam Marconi e o Padre Landell de Moura se fosse vivos e ouvissem tamanha aberração. Ficariam desiludidos com as escatológicas programações. Meu Deus num País continental onde milhares de rádios estão funcionando os apresentadores estão dando as suas ‘pineladas’, sem dó e piedade. Senhores radialistas, temos que tomar uma decisão urgente, visto que as programações ora em divulgação são as piores possíveis, com raras exceções. Temos que assumir a posição de comunicador sério e responsável, lutar pelos interesses da classe, o rádio é uma concessão pública e não pode ficar a mercê de seus proprietários, políticos e empresários. O radialista brasileiro precisa ser mais valorizado e já se faz necessário à ampliação de cursos superiores para formar radialistas de qualidade. Retirar de circulação aqueles que arrendam horários nas emissoras de rádios e televisão para repassar o seu programa pinel. Devido a esses malfadados horários muitos jornalistas estão desempregados. Sabemos a luta titânica de bons profissionais que só ganham se conseguirem grandes publicidades para as emissoras de rádio, e ainda sofrem por não possuírem carteiras assinadas. O Sindicato dos Radialistas peca por omissão, pois não dá o valor devido aos excelentes profissionais. Enquanto o tempo passa a ameaça da Rádio Pinel está aí. Senhores radialistas exijam o que é de direito de vocês e acionem seus sindicatos e vamos lutar por uma radiodifusão de qualidade e deixar as indecências de lado. A overdose de religião precisa ser examinada urgentemente pelo Ministério das Comunicações, tanto no rádio, como na televisão, pois existem tubarões com patrimônios incalculáveis, mansões portentosas, enquanto os fiéis doam até o último real que possuem. Uma perguntinha só: onde está a Receita Federal que não atentou para esse fato? Olhem que já existem emissoras de televisão (Pinel) funcionando a todo vapor e ninguém se deu por conta.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ALOMERCE E INTEGRANTE DA ASSOCIAÇÃO DOS OUVINTES DE RÁDIO DO CEARÁ

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 08/02/2008
Código do texto: T851306
Classificação de conteúdo: seguro