Deus já foi um macaco

A Religião fundamentalista militante tem uma resposta para tudo, menos para o preconceito e a ignorância.

Apesar de todas as negativas Criacionistas, temos uma origem comum, homens, animais e plantas, e tudo o mais que tem sobre a terra, inclusive deus. Pesquisas com macacos, já comprovaram, que além da semelhança de ações, temos um DNA muito próximo, e agora se conclui, que o macaco mais forte, é um deus para o bando. Há de se supor á necessidade de já homo sapiens, divergindo entre clãs, e aumentando o numero de seres, criou-se a necessidade de ter um ser, ou seres, onipresente, capazes de vistoriar todas as ações de seus comandados.

Talvez com boas intenções, há mais de duzentos mil anos, temos deuses doutrinando nossos passos. É como uma constituição, sabemos as coisas que nos acabam, nos deterioram como seres racionais, mas precisamos de um livro para nos guiar. Assim nasce a bíblia. Recuperando historias contadas a milhares de anos, de pais para filhos. O distorcimento das historias foi inevitável, alem da invenção de fatos inverossímeis. Só para nos deter em dois.

Uma arca, maior que o Titanic, com animais predadores junto as predados? E abrir um oceano com uma vara?

Ainda no livro virtualmente sagrado, pessoas diferentes de nós, com mais ou menos pigmentos, poderão ser nossas escravas, ou as mulheres destes, podem ser estupradas e apedrejadas. Aliás, até as mulheres da própria tribo, se não se comportarem bem diante dos olhos de deus poderão morrer assim, carinhosamente. Algum cristão me responda se for capaz:

• Porque a Santa Igreja Romana matou milhares de cidadãos do Oriente Médio, ordenando seus reis a ultrajarem os seguidores de Maomé?

• Porque fechou os olhos diante do massacre de milhões de pessoas na Europa em pleno século XX?

• Porque queimou milhares de seres pensantes?

• Porque não disse antes, já que deus criou tudo, e escreveu a bíblia, que a terra era redonda, antes de queimar livros e cientistas que afirmavam tal obviedade?

• Porque incitaram europeus a ceifar povos inteiros?

• Porque cristão algum leu a bíblia na integra?

• Se Bin Laden aparecer com uma bíblia na mão vão perdoar seus atentados?

Vou parar com as perguntas, nem em milhares de anos me responderiam, porque dizem que o mundo não tem mais que dez mil anos de vida, e não passará dos dois mil... opa! Pelo visto já estamos com lucro.

Seria inadmissível suportar a idéia de ser descendente de um macaco, para um povo que não aceita quem pensa diferente, ou tem cor diferente. Podem até dizer que tem muitas pessoas diferentes nas igrejas pentecostais, sim pagando bem, talvez até um bonobo fosse aceito hoje. Numa ânsia famigerada por dinheiro, não se aceitam pobres, nem vale transporte, somente cheques, dinheiro e cartões de credito ou débito.

Passando diante de uma gigante pentecostal no centro de Porto Alegre, na terça-feira de carnaval, um entra e sai de gente da dita capela, e um mendigo jogado perto da porta, não pisavam nele, pois estava junto à parede, ao retornar pelo mesmo caminho na quarta-feira de cinza, a criatura ainda estava jogada ali, como se não tivesse saído. Os pastores inertes, confabulavam entre si, no hall de entrada, com uma tv mostrando exorcismos, e teatro de mau gosto e péssimos atores. E a pobre alma de um filho de deus agonizando nas trevas. Cadê o gesto de humanismo? Ainda bem que não vieram com pregação para cima de mim.

Vai ver não sobrou grana para humanismo depois de milhões investidos no prédio, arrancando tijolo por tijolo dos barracos de palhas dos pobres miseráveis. Pessoas intolerantes, e racistas, nunca admitirão que somos de uma só raiz, sim somos irmãos, viemos de um ancestral comum. Nascemos na África, e fomos mudando de cor por adaptações a clima e comida...

Ou seria isso um conto de fadas, com condão?

Podemos acreditar no Don Quixote, Rei Arthur ou Inri Cristo? Dá na mesma, as chances de o que pedirmos acontecer é de 50 por cento. Sem deixar 10% para a igreja, que em algumas pentecostais os 10 por cento são a parte que te sobra do soldo.

A propósito onde estão os deuses mortos?

Eu aceitaria Cristo se ele deixasse um scrap... (essa é velha, mas é boa), se ele admitisse que descende de macacos, era negro ou pardo (menos loiro de olho azul), que fez tudo seguindo a profecia de Isaias, mas tem que vir pessoalmente, não aceito asseclas... no mínimo.

J B Ziegler
Enviado por J B Ziegler em 07/02/2008
Código do texto: T850170
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.