Londres(3) - O relógio da torre

Londres é uma cidade acolhedora para Brasileiros, apesar do altíssimo custo de vida e exerce um fascínio irresistível para adolescentes da classe média : aperfeiçoar o idioma Inglês e na Europa... Mas também por conter uma grande diversidade de etnias, o que torna possível formar comunidades de estrangeiros e outros atrativos, como o transporte que além do metrô conta com um serviço de ônibus relativamente barato e disponível 24 horas por dia.  A princesa aí da foto é a minha filha, a Fabí, que morou 6 meses na Inglaterra.

Algo estranho sobre o Inglês da Inglaterra é que, a princípio, há uma certa sensação de que eles estão falando um Inglês estranho, com sotaque carregado... Imagine só que ousadia a nossa... É que toda a nossa formação, seja nas aulinhas ou mesmo em algum programa mais aprofundado, é com base no Inglês Americano, bem diferente na fonética do original.

Outra adaptação necessária: dirigir em Londres ou na Inglaterra ou mesmo o simples exercício de atravessar uma rua é algo que agride anos e anos de condicionamento. A direção do lado direito e as ruas de mãos invertidas dão um nó na cabeça, mas acredito que seja apenas nos primeiros dias.

Teatro, música, esporte... Dizem que o ambiente cultural londrino é fervilhante, mas eu não tive oportunidade ainda de aproveitar. Em outra rápida passada pela capital da Inglaterra visitei o Museu Tate, de arte moderna e que não dá pra conhecer em menos de 1 dia. Recomendo...

Mas o que mais gosto em Londres são os seus Parques Reais, espaços que pertencem à Coroa Britânica, que bondosamente os dividem com súditos e visitantes. Quem já passeou sem pressa num dia de verão pelo Hyde Park há de concordar comigo (na verdade eu estou sempre com um pouco de pressa pois em 95% das vezes que viajei não foi como turista, apenas aproveitando a oportunidade por estar num país distante) mas pude imaginar como deve ser.

Falo sobre o Big Ben ou não? Bem(sem trocadilho), apenas pra dizer que também para minha surpresa quando lá cheguei não se trata da torre e tampouco do relógio da torre das Casas do Parlamento Britânico, mas do sino da torre onde está o relógio famoso, aquele, que por sinal tem o nome nada pomposo de tower clock ou simplesmen relógio da torre, na falta de um nome mais criativo.

God save the Queen...

Leo Della Volpe
Enviado por Leo Della Volpe em 05/02/2008
Reeditado em 24/03/2011
Código do texto: T847131
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.