Londes 1 (Dois pontos de vista)

Londres, uma das versões é de uma cidade úmida, nevoenta e escura impondo o medo de que nas noites de suas ruas mal iluminadas pudesse estar espreitando numa esquina furtiva “Jack, o estripador”... Esse era o estereótipo transmitido por inúmeros filmes e leituras de Sherlock Holmes... Longas capas, cartolas e bengalas ora ameaçadoras, outras vezes apenas “esnobes”... Coches rangentes... Condutores soturnos e incapazes de sorrir... O “fog” londrino nublando toda a cidade e a tornando propícia para aparições indesejadas...

A essa imagem, somou-se a minha pouca simpatia pela Inglaterra após a Copa de 1966, pois foi lá que nossa seleção foi humilhada não passando nem da primeira fase, ferindo o orgulho brasileiro pois nos imaginávamos invencíveis no futebol até aquela fatídica tarde em que perdemos para Portugal por 3 a 1 em Liverpool e voltamos para casa mais cedo como nunca antes nem depois.A Inglaterra não teve nada a ver com isso, mas...

A esses sentimentos negativos, contrapunham-se outros de igual dimensão só que no polo oposto... A minha admiração pelos Beatles: um país que tinha produzido um grupo tão fenomenal não podia ser assim tão mau... O fato de alguns Brasileiros exilados, meus ídolos na época da ditadura, terem escolhido Londres para viver era um atestado inconteste de que a cidade só podia ser acolhedora.

Acho que o título da música de Caetano Veloso : London,London repete o nome da cidade justamente porque há duas maneiras de se ver e conhecer Londres: o seu lado obscuro, frio e úmido e a porção radiante nos meses de sol, com seus imensos parques e gramados e a gentileza de seus habitantes.

Lá estava eu, num sábado de manhã sozinho no aeroporto de Heathrow, com um dia inteiro pela frente...
Leo Della Volpe
Enviado por Leo Della Volpe em 05/02/2008
Reeditado em 25/03/2011
Código do texto: T847126
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.