O filósofo, o teólogo, o educador e o professor

Edson Gonçalves Ferreira

A humanidade se perde na medida em que se desrepeita, esquecendo-se do amor fraterno. Deus não é uma entidade, mas o amor real, verdadeiro de que a humanidade se esquece. Quando vejo documentários sobre assassinatos e balas perdidas, fico pensando que a Educação no Brasil é só de fachada. Julgar o outro prova apenas a nossa ignorância. Audacioso é aquele que consegue viver segundo os seus códigos de conduta.

Vivemos num país repleto de leis, mas sem dignidade para respeitá-las. Onde existe uma bandeira com as palavras "Ordem e Progresso" e não respeita nenhuma das duas? Antes de criticar a história de vida do outro, reflita sobre a sua própria história. Inteligente é o homem que consegue formular a sua própria interpretação da história universal e se colocar, como ser histórico, fruto desse contexto.

O meu texto não reflete só o que penso, porque compartilho contigo todas as experiências desse mundo cão. A juventude é sempre a mesma e esperançosa. Falta apenas pessoas que cobrem dela um compromisso real com a sua própria história de vida. Sem leitura, estudo e disciplina não adianta nenhum professor e, principalmente, especialistas!

Quando olho pras escolas, penso que se não voltar a reprovação, a escola continuará caótica. Sem passado não há presente e, assim, nem história. Não podemos levar a sério um político que menospreza seu povo. A falta de educação no Brasil começa em Brasília. Deus não é elitizado. Ele é mais popular do que muita gente pensa. Cuidado, pois, quando invocarem o seu não em vão. Deus é mais presente na vida do pecador que na vida dos que se julgam santos.

Sexo nunca foi amor. Quando se ama mesmo, sexo é apenas um momento de encontro de dois seres humanos com Deus. Professor não é aquele que só ensina, mas o que, constantemente, aprende. Quem considera o professorado só como profissão não deve ficar em sala-de-aula. Ser professor é mais sério. Nunca dê ouvido aos elogios, porque a mesma mão que nos afaga, já dizia o poeta, é a mesma que nos castiga. Só me sinto consagrado quando, caminhando por uma rua, encontro um ex-aluno(a) que me agradece por ter, um dia, ser um pingo de água na sede de vida que ele ou ela tem.

Divinópolis, 31.04.91

edson gonçalves ferreira
Enviado por edson gonçalves ferreira em 05/02/2008
Reeditado em 06/02/2008
Código do texto: T847103
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.