NÃO SE OMITA E NEM ESQUEÇA
NÃO SE OMITA E NEM ESQUEÇA
Em épocas passadas, esse fato que narraremos, se tornou destaque na mídia brasileira e tomou muita gente de surpresa, pela barbárie, violência e falta de humanidade como foi cometido. São atos criminosos que vão virando rotina e caindo no esquecimento, visto que muitos brasileiros esquecem de acontecimentos fatídicos com muita facilidade e rapidez. Lembram vocês de um estudante de medicina que foi encontrado morto na piscina da USP (Universidade de São Paulo), no ano de 1999? Foi constatado afogamento mecânico, isto é: mesmo sem saber nadar foi jogado diversas vezes na piscina, até a exaustão e não resistindo por falta de forças para se defender veio ao óbito.
Este fato lamentável fez parte do trote realizado na USP, e ninguém foi responsabilizado e apenado por esse ato cruel, desumano, covarde dentro de uma Universidade acadêmica.
Nem mesmo os diretores da universidade foram citados pela justiça. Mais uma vez se tira uma vida humana sem que os responsáveis sejam punidos. Os acusados estão leves, livres e soltos exercendo suas profissões e gozando as benesses que a vida lhes proporciona. Enquanto, a família chora, lamenta, se entristece, a dor no coração aumenta quando esta barbárie volta ao écran da família do assassinado. Recebemos através da internet um e-mail e como nos lembramos do fato resolvemos não nos omitir e voltar tocar no assunto que causou muita polêmica na época e foi fartamente divulgada pela mídia no Brasil e no exterior.
Lembra o e-mail: Tomem nota do nome dos acusados: 1) Dr. Frederico Carlos Jana Neto*, não mais chamado pelos amigos de 'Ceará', para que ninguém se lembre dele pelo apelido, que ficou associado à tragédia de 1999. Formado pela USP, tem 28 anos e *atende no Hospital das Clínicas* de SP; 2) Dr. Ary de Azevedo Marques Neto, tem 25 anos e na época, era aluno do 3° ano e presidente da associação atlética, e foi dele o grito de guerra para que os calouros fossem jogados na piscina (que possui de 2 a 4 metros de profundidade); 3) Dr. Guilherme Novita Garcia, especializado em ginecologia (cuidado mulheres!), também cursa cirurgia. Tem 29 anos e é apelidado de 'Campanha'. ((Admitiu ter feito brincadeiras para assustar os calouros e ainda ter jogado uma estudante na piscina naquele dia); 4) Dr. Luis Eduardo Passarelli Tilico, titular do time de basquete da faculdade e considerado o 'mauricinho' da turma. Tem 24 anos, e, junto com Frederico e Guilherme, foi denunciado.
Não podemos, também, esquecer do Sr. Dr. Márcio Thomaz Bastos que virou-pasmem! – Ministro da Justiça do governo Lula (mais uma do Lula), e que, 24 horas depois de assumir o cargo, pediu a Sustação do Processo. Isso porque ele era um dos advogados de defesa do Dr. Luis Eduardo Passarelli Tirico. Diz o ministro da justiça de Lula que inexiste relação entre sua nomeação e o pedido de sustação do processo, mas, segundo a promotora responsável pelo caso, é, no mínimo, uma coincidência muito estranha o fato de a ação ser interrompida um dia depois da nomeação de Márcio Thomaz Bastos, sabendo-se que ele defendia um dos acusados'.Vê-se, portanto, que sem o prosseguimento da ação, até hoje o único culpado foi à própria vítima, Dison Tsung Chi Hsueh, que pagou com a própria vida pelo esforço que fez para entrar no curso da USP. Só pra refrescar mais um pouco a memória. O nosso Ministro da Justiça (infelizmente), Márcio Thomas Bastos, foi também advogado dos delinqüentes que assassinaram o índio pataxó, a quem, igualmente, Nada aconteceu. Enquanto essa figura funesta, o defensor-mor dos direitos humanos só para os bandidos, posar e atuar como ministro, estamos todos ferrados.
Como jornalista - resolvemos relembrar esse caso, visto que o dilema de Hélio C. de Toledo César é tão forte que chega a mexer com os nervos, a sensibilidade e o coração dos brasileiros. Diante de tais narrativas chegamos à conclusão que o braço curto da justiça não alcança os poderosos. Existem muitas anormalidades de vulto que precisam ser julgadas, mas a protelação e o empurra, empurra com a barriga vai levando ao caminho do esquecimento, mas a justiça tarda mais não falta. Podemos esperar tudo do governo que aí está que das promessas de campanha não cumpriu uma sequer. Os jovens brasileiros estão abismados com tantas irregularidades, como as CPIS (Comissões Parlamentar de Inquérito) que no frigir dos ovos vira marmelada e nenhum infrator é punido. Os que surrupiam milhões de dólares ante a punição pedem demissão do cargo para não perder os “Direitos Políticos” e nas próximas eleições voltam mais ricos e poderosos, pois o dinheiro furtado não volta ao lugar de origem. Na política não há renovação, com raras exceções, um o outro político consegue furar o bloqueio e consegue ser eleito, mas não pode deixar que a mácula suja o nome de seu partido, de sua família e sua honorabilidade.
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ALOMERCE