COMENTÁRIOS DE UMA HOLANDESA

COMENTÁRIOS DE UMA HOLANDESA

A internet muitas vezes nos fornece coisas agradáveis e espantosas. Recebi recentemente um e-mail e fiquei surpreso, trata-se de um comentário da pedagoga empresarial Deborah Clasen, holandesa de nascimento, que com muita lucidez, fala de nosso País com muita propriedade. Muitos gringos falam mal de nossa pátria, mas quando querem fazer turismo ou brincar o carnaval, o Brasil é o melhor País do mundo. Vejam algumas citações da holandesa: “Os brasileiros acham que o mundo todo presta menos o Brasil”. Realmente parece que é um vício falar mal do Brasil. Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, mas no exterior eles maximizam os positivos, enquanto no Brasil se maximizam os negativos. As conotações até aqui condizem com a verdade. Parece até que a amiga que fez a matéria é formada em publicidade, visto que as propagandas enfeitam o feio, para torná-los bonitos. Uma comparação é feita entre o Brasil, seu país e outros países, sem alardes. Vejam: “Aqui na Holanda, os resultados das eleições demoram horrores porque não é nada automatizado. Só existe uma companhia telefônica e (pasmem!) se você ligar reclamando do serviço, corre o risco de ter seu telefone temporariamente desconectado”. Nos Estados Unidos e na Europa, ninguém tem o hábito de enrolar o sanduíche em um guardanapo - ou de lavar as mãos - antes de comer. Nas padarias, feiras e açougues europeus, os atendentes recebem o dinheiro e com mesma mão suja entregam o pão ou a carne. Aqui na terrinha esse hábito também acontece em determinados locais. (grifo nosso). Em Londres, existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas enroladas em folhas de jornal - e tem fila na porta. Esse fato nos chama a atenção, pois com jornal só enrolamos sabão e algumas pessoas menos afortunadas usam para outros objetivos. Na Europa, não-fumante é minoria. Se pedir mesa de não-fumante, o garçom ri na sua cara, porque não existe. Fumam até em elevador. Em Paris, os garçons são conhecidos por seu mau humor e grosseria qualquer garçom de botequim no Brasil podia ir para lá dar aulas de como conquistar o cliente. Isso pode ser verdade, mas existe um pequeno exagero da nossa “amiga holandesa”. Gentileza pode fazer parte de seu coração.

Sabemos que em determinados países os Estados que compõem a federação tem suas leis e costumes. O brasileiro tem mania de jogar o que usou e não lhe serve mais, nos rios, riachos, na rua, nos esgotos, tornando os Estados impraticáveis em caso de fortes temporais. Aqui também se mata por chinelo, por um real ou por uma dose de aguardente. Seguindo em frente: “Você sabe como as grandes potências fazem para destruir um povo”? Impõem suas crenças e cultura. Se você parar para observar, em todo filme dos EUA a bandeira nacional aparece, e geralmente na hora em que estamos emotivos. Uma pequena diferença, pois alguns brasileiros são vezeiros em enganar ou iludir usando a burla da crença para tirar proveito próprio, sobre a bandeira brasileira ela continua total e irremediavelmente ‘esquecida’. O Brasil tem uma língua que, apesar de não se parecer quase nada com língua portuguesa, é chamada de língua portuguesa, enquanto que as empresas de software a chamam de português brasileiro, porque não conseguem se comunicar com os seus usuários brasileiros através da língua Portuguesa. Será verdade ou utopia? Os brasileiros são vítimas de vários crimes contra sua pátria, crenças, cultura, língua, etc... Os brasileiros mais esclarecidos sabem que tem muitas razões para resgatar as raízes culturais. (Os dados são da Antropos Consulting). Essas afirmações devem ser pensadas e repensadas, pois o Brasil não está com essa bola toda.

Continua a “bondosa criatura” falando do Brasil em relação a outros países do mundo. 1. O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial. Porém as pessoas menos favorecidas têm pouco acesso ao tratamento, pois é caro e o governo não pode arcar com as despesas. 2. O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma. Merece elogios com certeza. 3. Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária. Temos aqui nossas dúvidas!4. Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações. O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundial: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes, atrasando o resultado e colocando em xeque a credibilidade do processo. Isso é verídico.

A nova tecnologia veio em bom tempo e fez com que o povo brasileiro quase não usasse a velha e malfadada fila. 5. Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na América Latina. 6. No Brasil, há 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma. 7. Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudando. 8. O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada mês. 9. Na telefonia fixa, o país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladas. 10. Das empresas brasileiras, 6.890 possui certificado de qualidade ISO 9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México, tem apenas 300 empresas e 265 na Argentina. 11. O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos. 12. Por que não se orgulhar em dizer que o mercado editorial de livros é 20% maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a cada ano. 13. Que o Brasil tem o mais moderno sistema bancário do planeta? 14. Que as agências de publicidade ganham os melhores e maiores prêmios mundiais? 15. Por que não se fala que o Brasil é o país mais empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam consideráveis parte de seu tempo em trabalhos voluntários? 16. Por que não dizer que o Brasil é hoje a terceira maior democracia do mundo? 17. Que apesar de todas as mazelas, o Congresso está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados? 18. Por que não lembrar que o povo brasileiro é um povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas gesticula e não mede esforços para atendê-los bem? 19. Por que não se orgulhar de ser um povo que faz piada da própria desgraça e que enfrenta os desgostos sambando. É! O Brasil é um país abençoado de fato. 20. Que os brasileiros são considerados os maiores amantes do mundo, enquanto que os ingleses e os árabes são os piores? 21. Que os brasileiros tomam banho todos os dias, às vezes mais de um por dia enquanto que os europeus tomam em média um por semana? O país do mundo onde a Gessy Lever mais vende sabonetes é o Brasil.

Diante de tanto elogios e considerações fantásticas, não entendemos porque o Brasil tem a maioria da população vivendo em áreas de risco, sem empregos, sem escolas, o tráfico de drogas prepondera na nação, à lavagem de dinheiro corre a solta, muitos políticos são corruptos e a maioria da população vive na informalidade, são favelados, visto que o desemprego é um dos pontos negativos do Brasil. A indústria da seca nunca acaba - as endemias não são exterminadas, um simples mosquito cria um verdadeiro pavor à população. Não temos saneamento básico. Senhora Deborah Clasen venha passar dois meses em algumas cidades do nordeste, para que V.Sa. fique por dentro, ou mais ciente da situação das famílias nordestinas. Agradecemos os elogios, mas nossa pátria ainda precisa de muita raça, fibra das autoridades para reverter à situação que passamos hoje. O que adianta morarmos num castelo se não tem nada para comer. Que tal beber um pouco de leite com soda caústica e água oxigenada. Conheça mais o Brasil, ele é grande e atualmente tem mais pontos fracos do que fortes. Agradecemos pelo enunciado: “Bendito este povo, que possui a magia de unir todas as raças, de todos os credos”. Bendito este povo, que sabe entender todos os sotaques. Bendito este povo que oferece todos os tipos de climas para contentar toda gente. Por que o brasileiro tem a mania de só ser nacionalista e patriota durante a Copa do Mundo? Se fossem assim todos os dias, vibrador como é durante a Copa, talvez, hoje o Brasil seria uma super potência... Bendita seja querida pátria chamada Brasil! Talvez a nossa amiga tenha sonhado e ainda não tomou conhecimento do sonho. Sentimos orgulho de ser brasileiros, mesmo assim, visto que amamos nosso País apesar dos percalços do dia-a-dia, pois depositamos toda nossas esperanças em nossos filhos e netos e nessa jovialidade que vem por aí. Se Deus é brasileiro acho que Ele fez - morada em outro lugar. Infelizmente!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 03/02/2008
Código do texto: T844944
Classificação de conteúdo: seguro