O MEDO !
Sempre ouço alguém dizendo que tem medo. Medo de alguma coisa.Ás vezes, uma bobagenzinha. Para nós. Mas para o medroso é, sem dúvida ,aquilo que lhe tira o fôlego.
Na realidade ,o medo é um estado emocional de agitação que se verifica pela presença ou pressentimento de um perigo concreto. E o pior de tudo é que frequentemente,o medo representa um papel negativo, porque aumenta os movimentos de fuga do indivíduo.
Outro dia, uma vizinha me contou que foi á padaria perto de sua casa. Era noite. No caminho, percebeu que estava tudo muito escuro. Faltavam luzes em alguns postes. Deu meia volta e foi embora a passos largos. Teve medo.
Eu penso que, quase todos os medos que apavoram as crianças e adultos são prejudiciais. Penso também que o medo é o inimigo da saúde mental e física. Destrói a coragem e a autoconfiança. Enfraquece e suprime a ação intencional, deforma a perspectiva e inibe o pensamento claro. Diminui as possibilidades de êxito e é, quase sempre, a causa da mediocridade e do fracasso.
Porém ,é necessário que o enfrentemos. Ousadamente, com coragem..., galhardia ,afinal...temos que vencê-lo. E por falar nisso, devo ir até à garagem buscar o meu jornal que lá esqueci.... Mas...hummmm....acontece que estou com medo !!!!! Vamos comigo ???