CRISE À VISTA

CRISE À VISTA

A mídia vem noticiando diariamente, os acontecimentos lamentáveis envolvendo oficiais superiores da PM do Rio de janeiro, com o Secretário de Segurança, e o governador do Estado, Sérgio Cabral. Desde quando político entende de segurança? O Brasil está no fundo do poço e os políticos menos avisados, não estão nem aí. As forças auxiliares sempre foram sacos de pancadas, desde que as Forças Armadas as abandonaram. A IGPM (Inspetoria Geral das Polícias Militares) desempenhava papel primordial para a sustentabilidade e confiança da população em suas polícias. Sendo força auxiliar e reserva do Exército brasileiro, elas deveriam ser alvo de mais atenção, aliás, seus efetivos em toda nação é muito maior do que, os da Polícia Federal, Civil, Rodoviária Federal e muitas outras. O Exército tem uma defesa poderosa e não se dá conta. Não denegrindo a imagem dos coronéis de Polícia Militar achamos que o Comando geral deveria voltar para as mãos dos coronéis do Exercito brasileiro. Sendo estadual, todo governante quer colocar a mão e ditar normas ao seu bel prazer. A federalização das polícias militares acabaria com toda essa celeuma, que hoje acontece com as polícias estaduais. Vencimentos irrisórios, policiais morando em favelas, convivendo com marginais, desprezado pela população, aquartelamentos caindo aos pedaços e armas totalmente sucateadas, esse é o drama deleteriano que enfraquecem as forças responsáveis pela segurança interna do País. Responsável pelo policiamento ostensivo, preventivo e repressivo em casos que afetam a ordem pública. Como a polícia civil tem o efetivo reduzido, as polícias militares complementam suas atribuições. As armas apreendidas são recolhidas ao Exército e depois de uma avaliação são repassadas para as polícias estaduais. Será que nossos políticos teriam a coragem de se unirem e verificarem in-loco as atividades policiais no dia-a-dia? Talvez a maioria deles morresse de ataques cardíacos, ou seriam pegues de surpresa pela síndrome do pânico.

A segurança da população brasileira, jamais foi aquinhoada com uma polícia que pudesse lhes dar confiança e tranqüilidade. Todo mundo critica, mas são incapazes de solucionar o problema. Policial deve ter vocação, mas o que acontece nos dias atuais é jovem ingressando nas forças policiais como última opção de emprego. A corrupção toma conta do Brasil de ponta a ponta, e a violência chega de mansinho às cidades interioranas, antes pacatas, onde a população desfrutava de lazer e um bom bate-papo, nas praças e sentada nas calçadas em suas cadeiras de vime e de balanço, sem dispensar a famosa preguiçosa. O tempo passava com alegria e a segurança e a tranqüilidade, pontos fortes. Deixaram a droga e o tráfico tomarem força. Querem combater e não conseguem, usando planejamentos caducos e investimentos debilitados. Fala-se em construções de presídios, novas delegacias, preparação condigna para policiais, mas sabemos que os corruptos estão enchendo os bolsos, enriquecendo ilicitamente, com os 75 impostos que pagamos de nosso sofrido salário. Quanto ganha um policial federal? Façam a comparação entre um policial federal e um policial militar e civil. A diferença é monstruosa e inaceitável. No carnaval vão gastar milhões de reais com muito luxo e mordomias, os menos desavisados não sabem de onde vem o dinheiro. Do governo não é! De onde será? Boa pergunta para uma excelente resposta. A festa pagã e profana torna-se a maior fábrica de presuntos do mundo.

Os políticos envolvidos em falcatruas nunca foram punidos com prisão, atrás das grades, mas um ladrão de galinhas e aqueles menos aquinhoados que perdem a noção do real e furtam uma lata de leite, para saciar a fome de seus filhos, são presos, autuados em flagrante, e são encaminhados direto para os presídios das grandes, médias e pequenas cidades. Que governo injusto meu Deus! Contravenção no Brasil não é crime, visto que o jogo de bicho, as loterias, os bingos rolam soltos. É certo, que os que estão às margens da sociedade são mais propensos ao crime, com raras exceções. Aqueles que ganham tubos de dinheiro e ainda participam de quadrilhas; lavagem de dinheiro; desvio de verbas, têm as benesses do governo, como auxílio paletó e o famigerado cartão corporativo, mais uma fórmula de continuar com a corrupção. Enquanto os políticos desonestos aumentam seus patrimônios, os honestos suam para ganhar honestamente seus salários. Não deveria existir reeleição, visto que política não é profissão. Enquanto não dizimarem a corrupção e acabarem com a imunidade e impunidade parlamentar, o povo brasileiro continuará sofrendo, pois o governo para seus problemas a solução é o aumento de impostos.

Delúbios, Dirceus, Anões do Orçamento, Valeriodutos e outras pragas assolam o Brasil. Será que descobriram os responsáveis pelos assassinatos de PC (Paulo Cesar Farias), Ulisses Guimarães, Presidente Castelo Branco; Presidente Juscelino e Tancredo Neves e o prefeito de Santo André em São Paulo? Não? A maior chaga do Brasil é a fome, seguida do desemprego e as péssimas condições de vida da maioria dos brasileiros, aqueles que ficam na base da pirâmide. Educação e emprego para a população ainda é a melhor solução. Presidente não vicie os menos aquinhoados dando-lhes o peixe, ensine-os a pescar que o proveito será bem maior. Os políticos precisam sentar-se, estudarem a situação dos brasileiros, da segurança, da saúde, da educação, se não atacarem essas chagas com gosto de gás, o fim será trágico. O número de mortos por crimes praticados no Brasil já supera o do Iraque, e de outras nações que vivem em conflitos. Juízo minha gente!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 01/02/2008
Código do texto: T842559
Classificação de conteúdo: seguro