LULA: RAZÃO OU CORAÇÃO?

LULA: RAZÃO OU CORAÇÃO?

Antoni Big*Cuore

(Janeiro/2003)

====================================================

“O intelecto busca, procura, mas quem encontra é o coração” (G. Sand).

Nunca se viu tanta euforia, ao ensejo da celebração da posse de nosso Presidente, Luis Inácio Lula da Silva, levada a efeito em Brasília, no último dia primeiro do ano. Confesso que, em meus 55 anos bem vividos, nunca presenciei a uma celebração tão popular e radiante.

Com os olhos na televisão, pude constatar a importância (para o Presidente) da energia positiva que emanava da população. Vi olhos cheios de esperança, num Brasil imerso nas mais sérias mazelas sociais, buscando o espaço que lhe cabe na história.

Pensei comigo mesmo, já que se propala pela mídia que Lula é mais coração do que razão, o que seria mais importante num presidente da república: razão ou coração? Ou os dois? Entendemos que ambos são importantes, mas que sem dúvida alguma, para provocar a empatia com as massas e entender as dificuldades sociais do povo, o coração é o caminho mais indicado.

À guisa de ilustração, aflora-nos à mente o livro do psicólogo, filósofo e terapeuta italiano, Dr. Giuseppe Colombero, em sua brilhante obra chamada “Caminho de Cura Interior”, “verbis”: “Mais do que a razão, o sentimento nos coloca em contato direto com as coisas e com as pessoas; o intelecto entra em cena depois, e jamais consegue suscitar na alma aquelas vibrações e aquele senso de fusão que o sentimento produz. Como bem sabemos, no conflito entre razão e coração, nem sempre a razão prevalece, e nós somos gratos a quem nos sabe falar ao coração.” (Ed.Paulinas, pg. 17.).

É bem verdade que, ao se decidir mormente sobre macroeconomia, é relevante que a razão fale mais alto. Nisto o ministro da fazenda Sr.Antonio Palocci Filho atende eficientemente às necessidades que o País está reclamando neste momento difícil de nossa conjuntura sócio-econômica.

Comprometimento com a estabilidade econômica, austeridade fiscal e monetária; são quesitos imprescindíveis a uma boa saúde econômica de qualquer país. Nosso presidente, não obstante muita gente enfatizar que não tem diploma, é dotado de um coração generoso e carisma político muito oportunos para o momento de nossa história. Oxalá, ele consiga implementar as reformas tão necessárias ao prosseguimento de nosso desenvolvimento econômico-social. Fato votos que o Congresso Nacional assuma o papel que lhe cabe na história, para aprovar (sem meia sola) as mais prementes reformas, ou sejam, a da previdência social, a reforma tributária, a trabalhista e a política.

Lula se me afigura um conciliador. Neste aspecto me lembra bem o ex-presidente Tancredo Neves. É sem dúvida uma virtude o sentimento de querer incluir o máximo de pessoas possíveis. Não é o que caso específico do programa fome zero?

Vivemos um momento importante em nossa democracia. Cristalizado na conscientização de nossos agentes econômicos e a sociedade como um todo, de que é preciso atacar incansavelmente nossos problemas sociais, a fim de criarmos uma autêntica democracia onde todos, indistintamente, tenham suas oportunidades de mobilidade social.

====================================================

NOTA DO AUTOR.Escrevi este texto pela ocasião do primeiro mandato de Lula, quando eu tinha lhe confiado o meu voto. Hoje, 28.01.2008, tenho opinião contrária e nao votaria mais nele(como nao votei no segundo mandato).

====================================================

Antoni Big*Cuore. Autor é cantor, compositor e Escritor em SP.SP.

====================================================

ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 28/01/2008
Código do texto: T836582
Classificação de conteúdo: seguro