O Convite

Estava eu, um dia, quieto em minha casa, quando recebi a visita de 3 amigos ilustres: o Comendador Brederródes, o Marquês de Solavanco, e o Senador Ariostato Esmerilho de Albuquerque e Silva. Vinham para me convidar para uma visita por um país que eu ainda não conhecia. Então embarquei, num moderno trem, com os meus tão letrados amigos visto que isto só viria a enriquecer os meus conhecimentos políticos, científicos e geográficos.

Dizia-me o Senador Ariostato : “..Aprovamos no senado, como não poderia deixar de ser, uma grande verba para países endividados. Desta vez foi para os Estados Unidos e para a Inglaterra. Você sabe, nós sempre deixamos no BAPE (Banco de Amparo aos Países Endividados) grandes quantias que socorrem essas nações, e ainda enviamos junto economistas que vão ensinar como fazer para que as quantias emprestadas gerem proveitos saudáveis, e as nações que nos pedem ajuda encontrem o caminho certo da prosperidade. Como você deve saber, nós não cobramos juros, apenas queremos que todos se ergam para poder comprar tudo o que nós produzimos, e que é bastante..” .

Já o Marquês me dizia: “..O meu departamento recebeu esta semana, várias comissões: da Itália, Bélgica, Suiça, Portugal e da França. Todas elas vinham em busca de conhecimentos sobre ferrovias, pois são admiradas no mundo todo as nossas estradas de ferro. Querem saber como fazer em seus países o que fizemos aqui: segurança, pontualidade, limpeza, a custos tão baixos. Enfim, eles visitaram os nossos trens, que cortam o nosso país de Norte a Sul e de Leste a Oeste, e ficaram encantados com o baixo custo das nossas ferrovias, e porque nós produzimos as melhores locomotivas do mundo. Diesel ou elétricas, o combustível é muito barato, pois o nosso país é o maior produtor de petróleo do mundo. E na parte elétrica, é imensa a quantidade de energia que produzimos, graças às 50 grandes usinas de que dispomos. Alemães, austríacos e holandeses também estão aqui, para verificar como aproveitamos nossos rios, sempre limpos e bem tratados, e servindo de via de transporte. Nossos barcos aqui fabricados, têm o maior conforto e segurança, cortando todo o estado e o país. Transportando passageiros e cargas com rapidez e com tarifas quase simbólicas. Eles querem levar conhecimento para aplicar nos rios da Europa. Recebemos também, uma equipe de árabes, me conta o comendador Brederródes, ..Eles vêm do Oriente para conhecer o que fizemos em matéria de irrigação. Conseguimos transformar uma grande parte de nosso país, de região árida e improdutiva, em um vasto território de safras imensas: melões, uvas, ameixas, cajus, cidras, laranjas, morangos, melancias, abacaxis, que são disputadas por vários países devido à sua alta qualidade. Também as safras de arroz, feijão, milho e soja são fabulosas, e é daí que nós mandamos, para os países pobres, muita comida gratuita. Devido à bacia fluvial do nosso país ser a maior do mundo, com grandes rios na região, para nós, tanto é fácil transportar a produção, quanto realizar a irrigação, se bem que em alguns lugares usamos mais de mil quilômetros de tubulações para transportar a água. Vamos mandar aos orientais, conhecimentos e recursos para o empreendimento.

Temos ótimas estradas de ferro e um vasto transporte fluvial, e aqueles que precisem ir mais rápido usam os aviões. As nossas companhias aéreas cobrem todo o país e o mundo. As nossas estradas de rodagem todas têm um movimento bem calmo e seguro. Não há caminhões rodando por elas há muito tempo devido às cargas serem transportadas por trens ou barcos, muito mais baratos e rápidos. Nas cidades o transporte é gratuito, os ônibus são das prefeituras... Também me diz o Marquês de Solavanco, que por sinal é médico, que todos, indistintamente, têm assistência médica gratuita e são atendidos pelos melhores hospitais do mundo, visto todos os países do mundo mandarem seus médicos virem fazer estágio aqui. No caso dos remédios, estes também são fornecidos gratuitamente pelo governo, e ainda mandamos medicamentos para os países mais pobres. Os nossos hospitais internacionais são famosos em todo o mundo e ficam em cada capital de estado, atendendo gratuitamente a todos os estrangeiros que aqui chegam.

O Senador Esmerilho de Albuquerque e Silva, que é um emérito doutor em várias áreas, me conta que agora estamos recebendo estudantes do mundo inteiro para virem estudar em nossas Universidades. Damos estudo, alojamento e comida para todos, e ainda todos têm uma bolsa com uma quantia considerável, pois seus gastos são mínimos. Com a carteira de estudante não pagam cinemas, teatros, estádios.

Enquanto o nosso trem vai cortando um pedaço do nosso estado, nós vamos almoçando no vagão restaurante, que dispõe de comida para todos os gostos. As moças que atendem às mesas falam fluentemente 5 ou 6 idiomas, visto o grande número de estrangeiros que usam este meio de transporte.

O Comendador Brederródes contou-me que nestes dias chegaram do Japão, da China e da Noruega, comissões para verificar como trabalhamos na pesca, como funciona a nossa marinha pesqueira, e como o peixe chega ao consumidor a preço tão baixo. E que eles estão impressionados com o fato de nós só vendermos 10 ou 12 qualidades de peixes, relativamente baratos, pois as demais são distribuídas gratuitamente, pescadas que são nessa imensa costa de mar que nos banha, além do que é pescado nos nossos abundantes rios. O Comendador também me informou que estão chegando ao nosso país representantes da Holanda, da Suíça e da Bélgica para aprender como fazemos com a nossa pecuária, e também verificar porque os nossos laticínios são os melhores do mundo. As nossas 40 marcas de queijo são conhecidas em todos os países. Isto devido ao rebanho que temos. Tão selecionado e apurado que produzimos o melhor leite e a melhor carne que se conhece. Para isso o governo central destinou 2 Estados com quase o tamanho da Europa para a criação de bois e vacas, que são bilhões de cabeças. Há também, a nossa criação de suínos, que também é imensa e de alta qualidade. Daí, nossos visitantes entenderão porque todos os produtos que lhes exibimos chegam ao povo com preços tão pequenos.

Aí, eles nos perguntam se nós com tanta riqueza e fartura não temos uma boa segurança, pois eles não vêem pelas nossas ruas policiais. Então, temos de lhes explicar, que dada à alta educação de nosso povo, não precisamos de policiais. Temos isto sim, orientadores para os mais idosos e para os estrangeiros, que por ventura precisarem de ajuda. Ainda continuo informando aos nossos visitantes, que temos a maior marinha do mundo, mas para fins pacíficos ou para apaziguar nações em conflitos. E também o maior exército do planeta, mas todos em trajes civis, pois toda a nossa população, quando chega na faixa dos 18 a 20 anos, independente do que estiver estudando ou trabalhando, recebe instrução militar de 2 anos. No fim desse período, ele (ou ela) saberá conduzir um tanque e usar qualquer arma, por mais moderna que seja.

Assim, se um dia precisarmos, em um prazo de 10 horas, poderemos formar o maior exército que o mundo já viu. Mas como somos um país amante da paz, esperamos que este dia nunca chegue. E, o que é melhor, dominamos a energia atômica mas só a usamos para fins pacíficos.

E quanto às nossas fronteiras com outros países, temos postos de observação eletrônicos em todo o território e dispondo de várias maneiras de impedir atos de contrabando ou terrorismo em nosso território. Há mais de 10 anos não temos qualquer problema em nossas fronteiras.

Depois de tudo o que o Sr. Brederródes, o Sr. Solavanco e o Sr. Esmerilho me disseram, eu perguntei-lhes que país é este. Eles me disseram:.. Deixa o alarme parar de tocar e o semáforo ficar verde e nós lhe contaremos.. Mas o alarma tocava, tocava e não queria parar. Foi quando eu acordei com o toque do meu telefone e a pessoa que me ligou disse: ..Parece até que você estava sonhando com o paraíso, pois faz 5 minutos que estou telefonando.. Então eu lhe respondi: ..Você acertou. Eu estava no melhor dos sonhos com um grande paraíso, talvez tão perto de nós.....

Laércio
Enviado por Laércio em 28/01/2008
Código do texto: T836484