Crítica, orgulho, etc...
Todos, sem excessão criticamos uns aos outros.
Uns crititicam mais, outros menos; assim, uns são mais criticados e outros menos.
Se criticamos em pensamento ou em palavras, a poucos metros dali somos criticados da mesma forma como fizemos.
A vaidade ferida, o orgulho nos impedem de caminhar, de progredir..s As vezes sequer nos permite ouvir com clareza o que é dito no Centro, por exemplo. Pensamos estar livres do que é discutido, comentado; somos as pobres vitimas da vida: critico pois sou criticado. E, porque não dizemos e agimos com o pensar: não critico, para não ser criticado?
O orgulho não permite que deixemos no passado as ofensas recebidas. Não podemos perdoar aquelas palavras duras ouvidas. Deveriamos pensar graças a Deus, foram só palavras, não houve agressão física, não houve escândalo.
Não perdoamos, pois com o ego o mais ferido possível, por achar que aquela foi a pior das atitudes, jamais "o outro" poderia ter feito o que fez. E não pensamos em quantas vezes, sem má intenção (por vezes dizemos até que tivemos BOA intenção) ferimos e ofendemos o outro profundamente.
Amamos e exigimos uma fita métrica para nos certificarmos de que somos amados na mesma intensidade.
Agredimos e achamos um absurdo se somos agredidos, mesmo em menor proporção;
Odiamos e não entendemos porque somos odiados;
Desejamos o mal, pensamos de forma negativa e, no entanto não aceitamos quando o mal nos atinge;
Enganamos, mentimos, somos corruptos e não entendemos a atual situação do nosso país.
Devemos mudar, sempre buscando pensar, sentir, desejar e retribuir apenas o bem.
Precisamos alimentar nossa mente com bons pensamentos; e nosso coração com os mais puros sentimentos.
Assim, nosso futuro será construido e nosso presente melhor vivido.