O quinto Beatle

A música é, na minha concepção, a arte mais ilustre que já inventaram. Está viva e presente em todas as outras. É fascinante perceber que podemos extrair sons de qualquer material.

Mesmo não sendo grandes músicos alguns conseguem ficar para sempre em nossa memória. Este é o caso do quinto Beatle. Poucos sabem da sua curta existência como músico ou pessoa.

John Lennon ao que tudo indica, nasceu para ser estrela, para ser líder, para ser o mito que é. Sua genialidade criativa foi suficiente para induziu o colega de escola de nome Stuart Sutcliffe a segui-lo em direção à música. Stuart era um excelente aluno e pintor dedicado. Com os recursos da venda de uma de suas telas e, incentivado por John Lennon, comprou um baixo usado e entrou para a banda. Nunca foi um bom músico e jamais seria, pois sua paixão estava na pintura. Seu desempenho como músico era tão ruim que na maioria das vezes era obrigado a tocar de costas para o publico para que não percebessem suas falhas. Paul McCarteney nunca escondeu que não o desejava na banda. Lennon o defendia constantemente. Havia uma desconfiança de que, tamanha proteção, ia além dos acordes de um velho baixo. Lennon chegou a dizer abertamente que tinha ciúmes da namorada de Stuart. Esse foi o quinto Beatle.

Sua grande contribuição não foi através da arte, indiretamente ela veio de sua namorada a alemã de nome Astrid. Foi ela quem os influenciou no corte do cabelo que ficou mundialmente conhecido. Uma marca registrada da banda. Um corte que mudou a cabeça de milhões de jovens em todo o Planeta.

O quinto Beatle apesar de participação ativa na escolha do nome da banda, não chegou a conhecer o primeiro sucesso dos amigos. Morreu aos 22 anos de idade. Algumas de suas telas podem ser vistas no Museum of Liverpool Life.

Ao contrário de Pete Best que foi substituído por Ringo Star, Stuart Sutcliffe jamais teve seu posto ocupado por quem quer que fosse.

Tempos depois John Lennon disse: “você pode me chamar de sonhador, mas eu não sou o único. Espero que um dia se junte a nós e o mundo será um só”.

Às vezes me pergunto:

__ Será que Lennon disse: “se junte a nós” prevendo que se encontraria com Stuart em breve ou já estaria nos convidando para o banquete do juízo final? Acredito que sim.

Pedro Cardoso DF
Enviado por Pedro Cardoso DF em 26/01/2008
Reeditado em 04/10/2017
Código do texto: T834252
Classificação de conteúdo: seguro