Expectro Patronus
Júlio atendeu o telefone o mais rápido que pôde, mas sem a menor vontade para iniciar a conversa. Seu chefe não gostava de esperar. Do outro lado da linha, a voz alterada de sempre.
- O que está acontecendo com o sistema? É a segunda vez essa semana que ficamos caídos. Isso é simplesmente inaceitável
Respirou fundo, contou até três.
- Concordo. Tenho todo o time trabalhando nisso agora. Ainda não temos uma solução.
- Eu quero o sistema de volta pro ar agora.
E eu quero a minha TV de Plasma de 50 polegadas, pensou. A vida é injusta, fazer o que? Agora ele vive no mundo do Harry Potter, é só dizer uma palavra mágica e trazemos o sistema de volta para o ar.
- Estamos trabalhando nisso, te atualizo assim que tiver alguma novidade. Desligou. Chamou o Nelson no IM.
- Opa, como estamos?
- Achamos o problema, mais uma vez foi falha na rede, acho que em uns quinze minutos estamos de volta.
- Precisa de alguma coisa?
- No momento não, se precisar te dou um toque.
- Valeu, obrigado.
Lembrou de seu antigo chefe que dizia:
"Problemas vão sempre ocorrer, a diferença está em como o a gente lida com eles".
Em uma situação como essa, pressão é a última coisa que ajuda. Infelizmente não existe mágica, apenas trabalho duro. As pessoas empenhadas em resolver um problema em geral não precisam ser lembradas da criticidade da situação. Berrar, bufar, assoprar é coisa do lobo mau e não ajuda em nada na solução.
Foi esse mesmo chefe que lhe contou uma história do Jack Welch. No começo da carreira Welch literalmente explodiu a caldeira de uma fábrica, pilotando o processo para elaboração de um novo polímero. Por sorte ninguém se feriu gravemente. Quando foi chamado na diretoria se surpreendeu com o comportamento dos chefes. Não estavam felizes com o resultado, é claro, mas compreenderam que ele, mais do que ninguém se sentia responsável pelo acidente, e tomaria as providências para que isso não voltasse a acontecer. Parte do trabalho do gerente, do bom gerente, está justamente em barrar a pressão sobre o seu time, e saber o momento certo de cobrar, que definitivamente não é no meio de uma crise.
O telefone tocou novamente. Lá vamos nós, pensou, ainda bem que ele não tem o número do Nelson.
[]s
Jack DelaVega
----------------
Para mais da Tribo acesse www.tribodomouse.com.br