Abril, o mês perfeito
Qual é a sua estação preferida do ano? Se for a mesma que a minha, o verão, você está entre a maioria dos brasileiros, segundo as estatísticas.
Depois vêm a primavera e o outono. O inverno acaba ficando em último lugar. E convenhamos, isso faz sentido.
Fácil entender essa preferência. Afinal, o país é enorme e está repleto de sol e praia, além de milhares de barzinhos espalhados por todos os cantos. E, claro, tem também o Carnaval, que se encaixa perfeitamente na estação.
Mas agora quem está aí é o outono. Ele está no ar. E não só no ar, mas na temperatura amena e, principalmente, no céu, que costuma ser azulíssimo e sem nuvens. Um espetáculo! Aliás, se a beleza fosse o critério dessas estatísticas, ele venceria com folga.
E o mês que melhor representa o outono, sem dúvida, é abril. É nele que os dias ganham uma tonalidade mais clara e as sombras se projetam longas e preguiçosas. Preguiçosa também é a quentura do sol que buscamos quase que prostrados.
Foi por isso que a turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo escolheu abril para as férias deles: por não ser frio nem quente, nem seco nem chuvoso. Ficavam curtindo a temperatura, cochilando, sem fazer nada. Segundo eles, só vivendo.
Esse clima bem-aventurado invade suavemente o mês seguinte, mas logo vai perdendo força. Maio já tem selado o compromisso de ir se esfriando, para receber a próxima estação. Ai, ai!
E o inverno chega como costuma chegar sempre: invasivo, hostil, agressivo e doloroso. Doído mesmo! O que consola é a certeza de que dura pouco. Tá certo, é uma eternidade — mas breve. Ainda bem!
O bom é que o frio fica mais distante assim que chega a primavera, cheia de flores para receber o verão. Claro, uma homenagem justa e merecida. E que não fiquem magoados os fãs do inverno, mas a última posição que lhe deram nas pesquisas também é bem merecida.