FORÇA TRANSFORMADORA
Francisco de Paula Melo Aguiar
Abra os ouvidos e os olhos também, porque o avanço tecnológico está presente nos céus e no inferno individual e coletivo da humanidade.
Sim! É este o objetivo da tecnologia chamada de Inteligência Artificial- AI, pois, rapidamente ela já é se uma força transformandora para fazer o vem e o mal em todas às atividades humanas no mercado laboral e ou do trabalho globalizado.
Num piscar de olhos a AI já está ocupando lugares de trabalho antes ocupados por humanos.
Talvez daqui a uma década muitas das atuais ocupações estejam ocupadas pela Inteligência Artificial plenamente.
Em tudo e ou em quase tudo tais tecnologias realizam já realizam tarefas complexas e bem assim automatizam processos que geram debates sobre o futuro das profissões e bem assim o papel humano a ser desempenhado no mundo globalizado e digitalizado como se fosse a boa nova do evangelho dos novos e futuros tempos propedêuticamente já introduzido no presente da humanidade e seus afazeres.
É certa porque já é presente a substituição do ser humano em determinadas funções laborais pelas tecnologias da inteligência artificial.
A evolução é cultural e tecnológica na capacidade de auxiliar e de substituir humanos nos trabalhos de profissionais de fazer diagnósticos médicos, por exemplo, bem como não é diferente na educação formal e informal personalizada com o uso das tecnologias da inteligência artificial.
Em suma, tal transformação tecnológica com o uso da inteligência artificial é um marco significativo ao pós introdução do computador individual via o próprio telefone celular ao alcance das pessoas, com implicações profundas nos governos, nabigreha, na escola, no mercado de Trabalho, na sociedade e na economia globalizada como um dominó em série em tempo real e sem limite assim como o pensamento do querer humano.