332 ANOS DA FUNDAÇÃO DE CURITIBA... 16h00min.
Se não falha a nossa memória, chegamos a esta cidade, Curitiba, *no início de 1947, no ano seguinte completaríamos 7 anos, foi quando iniciamos o curso primário.
O motivo para virmos morar nesta cidade, é o nosso saudoso tio, Vitor, era militar e foi transferido de Blumenau, para prestar serviço nesta cidade. O quartel que prestaria serviço, era o 20º. Batalhão de Infantaria, - 20RI – no bairro do Bacacheri.
Nos primeiros dias de nossa chegada, ficava extasiado, vendo os aviões descerem no aeroporto do Bacacheri, localizado neste bairro.
Nosso avô, tivera reveses em seus negócios, ficando praticamente sem renda, razão pela qual nosso tio, Vitor, que na época era solteiro, assumiu os gastos da casa... Portanto, este ano completaremos 78 anos, que aportamos nesta cidade e aqui criámos “raízes”, para nós e nossa família.
... O local onde moramos atualmente, - a 53 anos – fica bem próximo, onde num longínquo passado, habitavam os índios da tríbo Tinguís, havia um rio com águas límpidas, onde está tribo pescavam e viviam suas vidas. Hoje, o rio está “acimentado”, e não muito longe de onde moramos, fica um outro rio, rio Atuba, que segundo os historiadores, as margens deste rio, aventureiros, vinham de longe, para garimpar a procura de ouro, e bem mais tarde se tornariam os primeiros moradores da futura Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.
Hoje, Curitiba e Região Metropolitana, em 2024, tem uma população em torno de 3.697.928 habitantes, e a capital em torno de quase dois milhões de habitantes... *
Sua fundação se deu em 29 de março de 1693, “O capitão-povoador Matheus Martins Leme, ao coroar os “apelos de paz, quietação e bem comum do povo”, promoveu a primeira eleição...
Curitiba, é uma palavra de origem Guarani: Kur yty ba quer dizer grande quantidade de pinheiros, pinheiral. Em 1853 foi conquistada emancipação do Paraná. Curitiba se tornou dona de seu destino. *
Para bem da verdade, e por um dever de gratidão, temos vários textos dedicado a esta cidade. * Em cima de nossa mesa do computador, há uma pasta, do ano de 1950, quando concluímos o primeiro ano primário, isto em 1950, cuja a professora saudosa é Luiza E. de Lacerda Fernandes, certamente desde a muito de saudosa memória... 17h00min.
*Datas, nomes compilados do Gloogle.
Curitiba, 27 de março de 2025 – Reflexões do Cotidiano – Saul
https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman
http://www.conteudoespirita.com.br walmor.zimerman@bol.com.br