CRIPTOGRAFIA, É O CÃO CHUPANDO MANGA
Francisco de Paula Melo Aguiar
Isto é pura metáfora surrealista, onde o cão chupa manga...
E as criptas ou sepulturas estão em todo canto e lugar, por exemplos, nas igrejas, nos cemitérios, nas moedas nacionais e internacionais. É o lugar de esconder vivos e mortos dados visíveis e invisíveis...
O que é criptografia ?
A criptografia é uma técnica científica que protege informações transformando-as em um código secreto, que só pode ser desbloqueado com uma chave digital. É um dos principais mecanismos de segurança para proteger dados na internet e ou contratos públicos e ou privados.
Qual a origem do termo criptografia?
O termo criptografia tem origem do termo grego "kryptós", que significa escondido e ou oculto e a palavra igualmente grega "graphéin", que significa escrita.
Então escreveu não leu o pão comeu...
E como funciona na prática a criptografia?
Na prática a criptografia pode ser usada para proteger dados em repouso, em trânsito e ou em uso , uma vez que usa algoritmos codificados, "hashes" e assinaturas, tendo em vista que os dados criptografados precisam de uma "chave de segurança" para serem legíveis e ou acessados em qualquer parte do mundo.
E quais os tipos de criptografia?
Existe a criptografia simétrica, também conhecida como chave compartilhada e a
criptografia assimétrica, conhecida como criptografia de chave pública.
E onde a criptografia é aplicada?
É aplicada em dados sigilosos armazenados em computadores, como as senhas e às declarações de imposto de renda, por exemplo; para proteger "backups" contra acesso indevido; para proteger comunicações realizadas pela internet, como e-mails, transações bancárias e comerciais, dentro e fora das redes sociais onde tudo é possível e ou impossível, inclusive nada...
Então são os casos de algoritmos de criptografia padrão de dados (DES), 3DES (ou Triplo DES), ECC (Curvas Elípticas), onde assinamos tudo mesmo ainda que pouco ou nada conhecemos sobre tal senzala obrigatória nas transações públicas e privadas.
Por outro lado, ressaltamos também que tem muita gente entre intelectuais e ou não e pseudos idealistas que não confiam na criptografia, por exemplo, nas urnas eletrônicas quando os resultados eleitorais provenientes delas lhes são desfavoráveis.
Isto representa a criptografia negacionista do viés ideológico político partidário.
Enquanto isto, podemos assim afirmar que , "toda forma de vício é ruim, não importa que seja droga, álcool ou idealismo", segundo nos ensina Carl Gustav Jung (1875-1961).
E por outro lado, aqui e acolá ouvimos notícias de que hacker invadiu contas em bancos nacionais e internacionais, dando prejuízos ao sistema bancário, a clientes e aos governos até, desafiando assim os princípios epistemológicos da ciência criptográfica.
Salvo melhor juízo, a assinatura criptografada é ciência e avanço da cultura da humanidade e suas novas tecnologias usando chaves públicas e privadas para abrir e fechar contratados em qualquer parte do mundo sem sair do lugar.
Assim sendo, que o é, a ciência criptográfica e ou criptologia é o "cão" chupando manga.