POLÍTICOS, BAH!
Há muita sabedoria nos ditados populares. Sempre tem um que se encaixa como uma luva a alguma situação da vida. É o caso do ditado “pimenta nos olhos dos outros é refresco”. Ele se encaixa na notícia que ouvi hoje e não quis acreditar. Dizia o seguinte: “ministro da economia do Brasil comemora queda de 0,75% na taxa de juros nos Estados Unidos da América.” Opa, pera aí, será que eu entendi direito, o nosso ministro da economia comemorou a queda de juros nos Estados Unidos. E a nossa taxa, onde fica. Essa taxa exorbitante e até extorsiva que tanto lutamos para baixar e nunca baixa. Quer dizer que para o nosso ministro da economia acredita que juro baixo é bom para os norte-americanos e ruim para os brasileiros. Será que é isso mesmo que ele pensa. Deve ser, porque qual seria o motivo da comemoração. Quando nós solicitamos a queda em nossa taxa de juros ele sempre tem um discurso na ponta da língua para tentar nos convencer de que o patamar que é praticado aqui é o ideal para nossa economia. Coitados de nós, brasileiros. Há poucos dias comemoramos o fim da famigerada CPMF, aquela tal contribuição “provisória” sobre movimentação financeira, criada para salvar o nosso sistema de saúde de um colapso, com uma alíquota irrisória até, mas que no fim das contas nem salvou o sistema de saúde, nem foi tão provisória assim – afinal, foram 10 anos de cobrança – além de sua alíquota ter aumentado, passando de irrisória a irritória(se é que existe este termo). Pobres de nós, que tivemos o prazer de comemorar por menos de uma semana, porque em seguida recebemos notícias do aumento do IOF, que simplesmente dobrou; do seguro DPVAT; além da notícia de que uns parlamentares malucos já estão discutindo a volta da CPMF e a criação de mais um imposto para a saúde. Puxa senhor ministro, quantos motivos para comemoração não é mesmo. Mas sabe, eu acho mesmo é que o senhor, juntamente com todo esse bando do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional tem mais é que comemorar mesmo a baixa dos juros norte-americanos. Sabe o que mais, deveriam passar a comemorar também o feriado de 4 de julho, o Valentine’s Day, o Halloween e o Dia de Ação de Graças. Isso mesmo, comemorar tudo isso, sabe por que. Porque vocês todos deveriam arrumar as malas e mudarem-se para lá.
Aí sim, nós brasileiros teríamos motivos de sobra para comemorar também.
22/01/2008