LIVROS, PÁSSAROS QUE ENSINAM VOAR
Francisco de Paula Melo Aguiar
Voar é próprio da natureza dos pássaros fora das gaiolas.
Existem escolas gaiolas que não gostam que seus alunos sejam pássaros que voam e sonham com boas leituras em todos os seus componentes curriculares formais e informais...
O ser humano não tem tal natureza voadora, fisicamente falando.
Isto mesmo, porque a ideia de que os livros são pássaros que ensinam voar pode estar relacionada à ideia de que a leitura e os sonhos são asas que nos permitem voar.
Então aí está a ideia de que os livros são análogos aos pássaros que ensinam voar, isto "tem" nexo em gênero, grau e número.
Assim sendo cabe uma explicação racional porque a leitura e os sonhos podem ser comparados a asas que nos permitem voar, assim como as asas de um pássaro são necessárias para que ele se sustente no ar.
Tá aí uma boa justificativa de que a leitura nos faz viajar voando no que lemos, relemos e entendemos o que lemos.
Sem sombras de dúvidas os livros são fontes de conhecimentos que nos ajudam a alcançar nossas metas e objetivos.
Quem ler um livro completo ao terminar a leitura já não é mais o do antes, o do durante, e o do depois...
E até porque a leitura pode ser uma forma de aprender a amar a verdade sobre determinado tema e ou realidade na teoria e na prática sem sair do lugar, sem voar porque não temos asas para bater e voar como os pássaros têm.
E é na leitura que encontramos a forma de nos ajudar a elevar, assim como os sonhos que sonhamos dormindo e ou acordados...
É na leitura que podemos encontrar uma forma de nos ajudar a voar, assim como os sonhos.
Isto mesmo, porque os pássaros conseguem voar porque possuem adaptações físicas naturais no corpo, como às penas leves e fortes, espalhadas por todo o corpo do animal. As asas são estruturas essenciais e existenciais para garantir o vôo dos pássaros com segurança.
Em síntese, "voar" é possível também às pessoas que lêem e as que sonham porque os livros são pássaros que nos ensinam a "voar" sem ter asas e sem sair do lugar, cada criança e ou pessoa de quaisquer idade que ler é um passarinho com inteligência, com vontade e com sensibilidade própria, uma vez que a leitura e os sonhos são às duas "asas" que o ser humano não tem fisicamente assim como às aves têm para voar, porque os livros são pássaros que nos ensinam a voar...