O lance é escrever: qualquer besteira serve

(Najah ÐL®)

Discordo.

Não aguento (papo sério, esse negócio de não usar trema, me mata!), ler e desaprender. Falta senso.

Ou falta escola?

Professores com concordância verbal incorreta? É tanto erro, é tanto estrago na palavra (mal escrita, incorreta, despontuada) que me sinto estranha no reino de Avilã. Passárgada não é mais a mesma depois que todos viraram amigos do rei, só que ele foi deposto. Danou-se.

Hoje resolvi ler dez eróticos, dez crônicas, dez prosas, dez ensaios, dez sonetos e dez poesias livres, todos de escritores que peguei aleatoriamente. Ou o meu olho está muito clínico ou dei um tremendo azar. Num mesmo verso encontrei as seguintes palavras: "concequências", "desconfortáveu" e "imconcequênte" e nem sei se tinha mais alguma 'pérola' já que parei de ler. Tremi nas bases, não tem como suportar tanto estrago na língua. Pior que a mente é fotográfica e isso fica registrado em algum canto. É tanto erro, tanta baboseira que não consigo compreender. Hoje me ative aos perfis, que quase nunca leio e, por isso mesmo, mais [des]compreendo; alguns dos autores que li, são cheios de cursos, faculdades, alguns com um "profissional" frente ao nome... Tem um que já publicou alguns livros e continua acentuando palavras que JAMAIS tiveram acento.

Vez em quando dar uma errada, uma escorregadela, é normal. Alguns escrevem muito, publicam demais, então o teclado pode dar uma enganada. Mas há erros que não se justificam. São erros de falta de leitura, cultura, ausência do mínimo conhecimento da língua, de burrice e de preguiça já que o computador corrige quase tudo. Menos quem costuma escrever em letras maiúsculas (coisa desagradável, deselegante e incorreta). Esses dançam porque o corretor não reconhece o tipo de letra. Bem feito.

Falando nisso, tem uma moça aí que adora usar os "garrafais" e, embora seja o "máximo" no seu perfil (de ilusão também se vive), ainda usa o HÁ como expressão, tentando dizer o AH!.

- Moça, esse "há" quer dizer outra coisa, viu?

Será por isso ela não passa nos concursos em que se inscreve? E ainda diz que é porque os outros arrumam pistolões. Bem que a bonita queria ter um, né mesmo? Nas coxas, só se for. Vai tentando.

Eu tenho uma prima que escreve aqui no Recanto (fica calma que não vou te revelar - mas devia) e é professora universitária. E não é que ela tem a capacidade de dizer (e escrever - Senhor!) " poblema", "parteleira" e outras belezas? Pobres dos alunos. Está cada dia pior ler por aí. Professores e jornalistas deveriam ter um mínimo de consciência ao publicar suas letras. Alguns aqui são a nata, a elite, o melhor, e é extremamente gratificante ler suas páginas, absorver conhecimento, sentir o profundo do talento circulando muito próximo de nós, mas outros tantos que me desculpem ou não me desculpem coisa nenhuma: vão caçar minhoca e pescar e deixem de escrever até aprender, por favor!

Eu erro muito e, embora não diga que sou isso e aquilo, que sei, que faço e aconteço, procuro revisar o que escrevo e quando uma palavra me deixa em dúvida, vou ao ajudante mais próximo: dicionário. Porém, quem se apresenta como bambambam (lembrei do 'Bam-Bam', pela semelhança), já que mata a cobra, devia mostrar o pau, certo? Ou então, meter o pau no devido lugar e ficar curtindo numa boa em vez de escrever tanta asneira.

Najah DL
Enviado por Najah DL em 22/01/2008
Código do texto: T827986