Trindade Una
DO LIVRO
A LUZ DO MUNDO
(Adalberto Lima)
Como compreender a criação do universo, se no princípio a terra estava informe e vazia, e mesmo informe e vazia, ela existia no princípio?! (Gn 1,1-2). Não tinha forma no princípio, porque tudo era trevas e se era trevas, quem pode ver além das trevas senão tu, Senhor? Ó Unidade Trina! Ó Trina Unidade! Quem é capaz reconhecer se o que vem de Deus, procede do Pai, do Filho ou do Espírito Santo, se há um só Deus em Três Pessoas? Não é o Pai que nos atrai ao Filho? Não é Jesus que nos leva ao Pai? Como está escrito:“Ninguém vai ao Pai senão por mim. Aquele que me viu, viu também o Pai. Eu estou no Pai e o Pai está em mim”. (Jo 14,9-10).
Examinando a missão de cada uma das três pessoas da Santíssima Trindade é possível sentir a ação distinta, mas um objetivo único: a nossa salvação.Pela ação temos uma idéia superficial da missão Una da Trindade, um conceito vago, um conhecimento nunca estanque. Se dizemos que o Pai é criador! Não estava também o Filho junto do Pai, na criação do mundo?(Jo 1,1-3). Se dizemos que o Filho é Redentor e Salvador. Não foi o Pai que nos resgatou, ao enviar o Filho? Como está escrito: “Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e resgatou seu povo, e suscitou-nos um poderoso Salvador, na casa de Davi, seu servo” (Lc1,68-69). Se dizemos que o Espírito Santo é nosso Deus Santificador! O Filho não nos santificou ao anular na cruz nossos pecados ?
“No princípio, o espírito de Deus pairava sobre as águas”(Gn 1,2) Que fazia o Espírito de Deus pairando sobre as águas, senão para abençoar a água e dissipar as trevas ? Não há vida biológica sem água, nem vida espiritual sem luz. Não gerou vida o Espírito Santo? “Não pairavam também sobre as águas o Pai e o Filho?”(Agostinho. Confissões). No princípio, o Filho estava junto Pai ( Jo 1,1-2). Não estava também o Espírito Santo, junto do Pai e do Filho?